Hoje em dia você ouve a palavra “funil de vendas” ou “funil” em todos os lugares. Mas o que é funil de vendas e como você poderia usar um funil para sua empresa?

No mundo do marketing online, você pode compreender o que é funil de vendas como o caminho que uma pessoa faz, desde o momento em que entra em contato com sua empresa, até o momento em que essa pessoa se torna um cliente.

Na parte superior do funil, os visitantes chegam ao seu site. Os visitantes do site seguem um determinado caminho. Ao percorrer o caminho, vários visitantes do site sempre desistem.

Por exemplo, eles estão procurando outras informações. Na parte inferior do funil, permanece uma certa porcentagem dos visitantes do site, que acabam se tornando clientes. Obviamente, o objetivo é tornar essa porcentagem a maior possível.

Em outras palavras: Um funil é o caminho que alguém percorre desde a primeira introdução até o momento da venda e depois. Um funil representa a jornada “teórica” do cliente e se concentra no processo de vendas. Quer saber mais sobre isso? Então, confira a seguir!

O que é funil de vendas?

Para ter sucesso no marketing digital, qualquer empreender deve saber o que é funil de vendas!Entretanto, não acho que a palavra “funil de vendas” seja um bom nome.

Prefiro apenas chamá-lo de “funil”. Afinal, um “funil de vendas” não é usado apenas de vender seus produtos. Neste ele é sobre como construir um relacionamento com seu público-alvo e sobre como ganhar a confiança dos seus potenciais clientes.

Este é um grande erro que muitas empresas cometem. No momento em que você faz o download de uma oferta, geralmente recebe imediatamente um e-mail de acompanhamento promovendo um determinado produto. Mas, para ter sucesso, você não pode pular etapas!

O objetivo de um funil é, portanto, que você primeiro ajude um cliente em potencial da melhor maneira possível, oferecendo conteúdo de muito valor.

Assim sendo, você só pode começar a promover seus produtos em um estágio posterior. Portanto, a regra é “dê primeiro e depois receba”. Isso é exatamente o que você pode fazer ao dominar o que é funil de vendas.

o que é funil de vendas

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Por que você precisa de um funil?

Atualmente, em uma estratégia de marketing digital, você precisa elaborar um funil de vendas pelos seguintes motivos:

·      Seus clientes precisam de orientação 

Quando você entra em uma loja de roupas e está procurando uma roupa bonita, provavelmente gosta quando recebe a ajuda de um funcionário. O funcionário pode aconselhá-lo sobre os tamanhos, quais as cores que combinam, quais são as últimas tendências, etc.

O mesmo se aplica quando você deseja vender produtos online. Existem tantos sites hoje e tantos empresários vendendo um produto semelhante. Como saber quem oferece a melhor solução?

Neste sentido, por meio de um funil, você pode orientar seu cliente em potencial, passo a passo, pelo processo de vendas e remover suas objeções. Com isso, você fornece a eles as informações certas, no momento certo, para que possam tomar a decisão certa.

·      Em média 7 interações necessárias para fazer uma compra 

Você sabia que as pessoas precisam de uma média de 7 interações para se tornarem clientes? Com um funil você pode encaminhar a pessoa passo a passo até o momento da venda.

Isso ocorre, pois, se você tem contato com a pessoa várias vezes, você aumenta a chance de uma conversão. Claro que sempre haverá pessoas que compram algo imediatamente. Mas também haverá pessoas que precisarão de mais tempo para pensar no produto.

Deste modo, através de um funil de vendas, você garante múltiplos momentos de contato com seus potenciais clientes.

·      Um modelo escalonável 

Você pode começar a vender no piloto automático ao dominar o que é funil de vendas. Você não precisa enviar manualmente um e-mail para todos (Conheça o email marketing AQUI). De fato, você não precisa ligar para 100 pessoas por dia para vender seu produto.

Isso ocorre, pois, um funil é um sistema automatizado, no qual clientes em potencial percorrem a jornada do cliente em seu próprio ritmo. Assim sendo, por meio de um funil, você vende exatamente no momento certo, quando seu cliente potencial está pronto.

Desta forma, você cria um modelo de negócios escalável. Você pode enviar milhares de pessoas pelo funil ao mesmo tempo. O funil nunca se cansa e pode responder imediatamente às ações de seus clientes em potencial.

o que é funil de vendas

·      Marketing personalizado

Suponha que você tenha uma lista de discussão com 1000 pessoas, essas pessoas não são todas iguais. Os indivíduos podem ter problemas ou desafios diferentes. Ou têm diferentes níveis de conhecimento ou procuram diferentes tipos de produtos.

Por exemplo, alguém pode estar procurando por um curso online, enquanto outra pessoa está procurando por um serviço de coaching de negócios. Você pode responder a isso automaticamente por meio de um funil. Deste modo, você pode dividir seu público-alvo em segmentos.

Com base no segmento em que alguém está, você determina quais informações enviará e qual produto oferecerá. Dessa forma, você não precisa mais enviar e-mails para todos seus contatos.

Assim sendo, você também pode responder ao comportamento do seu público-alvo por meio de um funil. Por exemplo, quando a pessoa visita uma página específica em seu site.

·      Ofereça seus produtos na ordem certa

Em muitas empresas, nada acontece quando alguém compra um produto. Esta é uma oportunidade perdida porque sempre haverá uma certa porcentagem de clientes procurando uma próxima etapa. Qual é o produto de acompanhamento lógico que você pode oferecer aos seus clientes?

Por meio de um funil, você pode estruturar a ordem dos produtos que oferece. Desta forma, você garante que sempre ajudará o cliente um passo adiante e agrega mais valor.

Etapas diferentes do funil de vendas

Quando as pessoas acessam seu website e acabam no funil, é necessário levar em consideração a fase em que alguém está. Neste sentido, existem várias etapas do funil de vendas que você pode traduzir em três tipos de fases:

Etapa 1: Frio

São pessoas que ainda não o conhecem e não sabem o que você tem a oferecer. Elas ainda não sabem realmente qual é o seu problema. Nesta fase, você principalmente dará muito valor, se apresentará e mostrará quais são seus valores essenciais.

Ao dar muito valor, você vai “aquecer” as pessoas. Você quer que essas pessoas confiem em você, bem como, você quer mostrar o que você pode fazer por elas.

Além disso, nesta fase também é importante descobrir qual é o problema exato do cliente potencial e o que exatamente ele está procurando. Você se concentra principalmente no problema.

Etapa 2: Morno

Nesta fase, as pessoas conhecem a sua empresa e estão cientes do seu problema. Assim sendo, nesta fase, você se concentrará em resolver o problema. Como você pode ajudá-los ainda mais?

Etapa 3: Quente

Essas pessoas te conhecem bem, estão convencidas dos seus produtos e estão prontas para comprar. Nesta fase, você se concentrará principalmente na venda de seus produtos.

Fale com essas pessoas como se fossem seus amigos. Você pode enviar e-mails de vendas, mostrar vídeos de depoimentos e, por exemplo, convidá-las para um webinar.

Assim sendo, em seu funil, você sempre terá que levar em consideração a fase em que alguém está. Exemplo simples: Você não vai enviar um e-mail de vendas para alguém que nunca ouviu falar de você. Seu trabalho é levar alguém mais fundo no funil, fornecendo o conteúdo certo.

Deste modo, você também pode pensar em um funil como um filtro. Somente as pessoas que estão muito interessadas em seus produtos chegarão ao estágio quente.

ETAPAS DO FUNIL DE VENDAS

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Diferentes tipos de pessoas

Ao dominar o que é funil de vendas, você poderá dividir as pessoas (seu público-alvo) em um funil em 4 grupos diferentes:

  • Leads: São os contatos que se inscreveram em um sorteio ou boletim informativo e acabaram na sua lista de e-mail marketing. Também podem ser contatos que solicitaram um orçamento ou preencheram um formulário de contato.
  • Clientes em potencial: São os contatos que visualizaram uma ou mais de suas páginas de vendas e, portanto, mostraram interesse em seus produtos ou serviços.
  • Clientes: São as pessoas que já compraram um produto de você.
  • Fãs: São as pessoas que não só estão satisfeitas com os seus produtos ou serviços, mas também promovem a sua empresa. Os fãs são seus embaixadores.

Você pode abordar cada tipo de pessoa no funil de uma maneira diferente. Dessa forma, você pode enviar e-mails para seus fãs com mais frequência porque eles querem ouvir de você. Eles já confiam em você.

Neste sentido, por exemplo, é muito mais fácil vender para seus fãs do que para leads. Já os clientes em potencial mostraram interesse em seus produtos, mas ainda não compraram.

Provavelmente, eles só precisam de um pequeno empurrão para fazer uma compra. Convide essas pessoas para, por exemplo, um webinar ou uma sessão do Skype.

Os ingredientes de um bom funil de vendas

1.    Contação de histórias

Qual é a sua história? Você compartilha sua história pessoal no funil? Contar histórias é uma estratégia inteligente, que você pode usar em seu funil.

Neste sentido, contar histórias é a forma mais natural de comunicação, garante muito envolvimento e permite que as pessoas se identifiquem com os valores fundamentais da sua empresa.

Quando você conta uma boa história pode tocar as pessoas e incitar à ação. Além disso, as informações que você conta por meio de uma história perduram muito mais.

2.    Valor

Valor, valor e mais valor. Adicione o máximo possível de valor ao conteúdo do seu funil. No entanto, é aqui que as coisas dão errado para muitos empresários.

Eu me inscrevo para um e-book e dou meu endereço de e-mail. Então, recebo um e-mail com o link para o e-book. Um dia depois, recebo outro e-mail com a promoção de um programa pago. Neste sentido, você não deve tentar vender diretamente em seu funil!

Assim sendo, primeiro, dê a seus clientes em potencial a oportunidade de eles conhecê-lo. Para isso, dê valor, através de uma estratégia de conteúdo!

Mostre que você é o especialista para que seus clientes em potencial confiem em você. Só então você pode começar a oferecer seu produto ou serviço pago.

Você pode dar valor de várias maneiras: Na forma de uma pequena dica, artigo de blog ou vídeo. Contanto que as informações sejam realmente de qualidade, valiosas e úteis, tudo bem.

3.    Interação

Você pode interagir com seus potenciais clientes de várias maneiras. Por exemplo, fazendo uma pergunta simples em seu e-mail, como: Qual é o seu maior desafio no momento?

Ou ainda, você pode convidar seu grupo-alvo para uma sessão de perguntas e respostas via Facebook ao vivo, onde pode responder às suas perguntas.

Deste modo, ao integrar a interação em seu funil, você notará que seu público-alvo se torna muito mais envolvido. Use ativamente as plataformas de mídia social para isso!

FUNIL DE VENDAS

4.    Segmentação

Nem todas as pessoas em seu grupo-alvo são iguais. Por exemplo, suponha que você forneça treinamento em publicidade no Facebook.

Neste caso, haverá pessoas que nunca criaram um anúncio no Facebook e haverá aqueles que procuram técnicas avançadas para levar seus anúncios no Facebook para o próximo nível.

Para servir o seu grupo-alvo da melhor forma possível, você terá que descobrir exatamente o que cada grupo de pessoas está procurando. Neste sentido, existem várias maneiras de segmentar seu público-alvo. Isso pode ser feito, por exemplo, fazendo perguntas ou analisando dados online.

5.    Vendas

Por fim, um funil não adianta se não gerar nada com ele. Assim sendo, chega um momento em que você deve começar a vender em seu funil. O método de venda (também chamado de método de conversão) depende do produto que você está vendendo.

Você está vendendo um produto acessível de, por exemplo, R$ 47? Então, você pode vender este produto através de uma série de vídeos ou por e-mail. Você está vendendo um produto no valor de R$ 1000? Então, é melhor usar um webinar para vender seu produto.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o que é funil de vendas, então, continue em nosso site e confira muito mais!

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