A pesquisa por voz não está crescendo tão rápido quanto o esperado, mas ainda assim, como empreendedor digital, você deve ficar de olho nesta tendência.

Vale ressaltar que a tendência emergente de pesquisa por voz tem sido comentada há vários anos. Mas, quais são as consequências do aumento do tráfego de pesquisa por voz? Este é um assunto controverso e relevantes para o mundo dos negócios online!

É por isso que nos aprofundamos sobre a pesquisa por voz neste artigo de blog. Iremos investigar para onde essa tendência está se dirigindo e quais são as consequências para o marketing digital.

Pesquisa por voz, o que é e como funciona?

Siri da Apple, Alexa da Amazon e Google Assistente são alguns exemplos de motores de busca que operam através da pesquisa por voz. Esta operação de uma busca ocorre via Voice Search.

O motor de busca por voz captura as palavras faladas e as converte em uma consulta de busca. Em seguida, o mecanismo de pesquisa retornará para você com a melhor resposta e a exibirá.

Isso difere de acordo com o mecanismo de pesquisa, mas pode ser na forma de fala ou de texto em uma tela. Parece muito simples e é, mas nem sempre.

Por exemplo, nem todas as pesquisas são possíveis por meio da pesquisa por voz. Além disso, é particularmente difícil responder a perguntas para obter informações mais detalhadas.

Além disso, nem sempre é possível para o mecanismo de pesquisa entender corretamente todas as palavras. O que significa que a pesquisa deve ser falada novamente.

Nem sempre é possível para o mecanismo de pesquisa compreender adequadamente cada palavra.

Há anos que se escreve que a pesquisa por voz está se tornando a nova pesquisa online e que não é mais possível ignorá-la. Nós nos perguntamos: Este é realmente o caso atualmente?

Por exemplo, estima-se que no planeta, 5,7% das famílias possuem um sistema de “alto-falante inteligente”. Entretanto, não são apenas estes sistemas inteligentes que suportam a pesquisa por voz, mas também telefones celulares, tablets e carros, por exemplo.

Assim sendo, não ter um “alto-falante inteligente” não significa que a pesquisa por voz não seja usada. Entretanto, mesmo assim, a adoção não é tão grande quanto se esperava há dois anos.

De qualquer forma, vale ressaltar que a intensidade com que os adolescentes usam este tipo de pesquisa é impressionante. Na verdade, mais da metade dos adolescentes que usam a pesquisa por voz o fazem diariamente.

Embora este grupo não seja nem de longe o maior, eles o usam mais intensamente! O maior grupo de usuários de pesquisa por voz são adultos na faixa etária de 45 a 60 anos.

Olhando para o uso da pesquisa por voz, é surpreendente que em situações limitadas seu uso frequentemente ofereça uma solução interessante.

Por exemplo, o uso da pesquisa por voz é comum no carro, pelo motivo de não ser possível inserir pesquisas digitadas. Também é frequentemente usado durante o cozimento porque as pessoas estão ocupadas cozinhando e uma busca falada se torna algo super prático.

pequisa de voz

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A pesquisa por voz também é uma ótima solução para pessoas com deficiência.

Além disso, a pesquisa por voz também é uma ótima solução para pessoas com alguns tipos de deficiência. Pense em pessoas que não conseguem digitar. Ou ainda, em pessoas cegas, que podem ouvir a resposta por meio da pesquisa por voz.

Pesquisas faladas versus digitadas

A maioria das pessoas usa a pesquisa por voz quando precisa de uma resposta imediata. Assim sendo, em situações em que a resposta deve ser dada rapidamente. Neste sentido, portanto, uma grande vantagem da pesquisa por voz é que ela é fácil e rápida.

Isso porque o Google, na verdade, só apresenta uma resposta falada. Isso significa que você não precisa mais fazer uma escolha e ler as diferentes respostas em diferentes sites.

Em outras palavras, você realmente não precisa pensar mais sobre qual seria a melhor resposta. O Google fornece várias opções de resposta na forma de texto, mas não as relaciona.

Portanto, quando um Google Home Assistant ou um dispositivo sem imagem é usado (por exemplo, no carro), o usuário não pode ver as outras respostas do Google. Portanto, ouvirá apenas a resposta mais relevante, que será falada.

Além disso, estudos mostrar que, em média, as pesquisas por voz usam palavras-chaves de cauda longa. Assim sendo, quando alguém dá uma pesquisa por voz ao Google, ele ou ela usa uma frase mais longa do que se essa pessoa fosse digitar uma consulta de pesquisa similar.

Portanto, a pesquisa por voz normalmente tem de três a cinco palavras-chave, enquanto as palavras-chave digitadas geralmente contêm de uma a três palavras-chave. Deste modo, isso faz com que os resultados das pesquisas por voz sejam mais segmentados e precisos!

Além disso, as pesquisas por voz costumam ser muito focadas no ambiente local, sendo que, as perguntas feitas são importantes para esse momento. Neste sentido, são realizadas perguntas, como:

  • Onde fica o restaurante mais próximo?
  • O supermercado ainda está aberto?
  • Onde fica o posto de gasolina mais barato?

Quais são as expectativas para a pesquisa por voz?

Continua a ser um desenvolvimento interessante, pois as pessoas hoje em dia querem respostas rápidas, mas também estão se tornando cada vez mais críticas.

Considere também o fenômeno das “notícias falsas”, que se tornou um conceito cada vez mais importante no último ano. Também é bom mencionar que a pesquisa por voz nem sempre lhe dará 100% a resposta certa para a pergunta feita.

Neste sentido, acontece que os assistentes de voz respondem em média 75-90% das perguntas corretamente. Uma visão crítica do consumidor, portanto, não é surpreendente.

Portanto, podemos dizer que a pesquisa por voz ainda está em andamento, mas cresceu menos rápido do que o esperado. De qualquer forma, ainda se espera que o mercado de busca por voz atinja 40 bilhões em 2022.

Se isso realmente irá acontecer, ainda é algo duvidoso. Isso ocorre, pois, cerca de 72% de todas as pesquisas ainda são inseridas manualmente. Mas, mesmo assim, a pesquisa por voz é certamente uma tendência que você deve considerar em seu planejamento de negócios!

A ascensão da pesquisa por voz

Conforme mencionamos acima, há uma boa chance de que, em 2022, a maioria das pesquisas seja realizada através de assistentes inteligentes, por voz.

Essa é precisamente a razão para o surgimento do uso do Google Assistente, por exemplo. Mas, qual é o futuro da pesquisa por voz e como isso afeta o comportamento de pesquisa dos seus clientes em potencial?

·      O futuro da pesquisa por voz

A participação da pesquisa por voz em relação a todas as pesquisas está aumentando lentamente nos últimos anos. Mas mesmo assim, deve aumentar em uma taxa cada vez mais rápida.

Principalmente porque muitos jovens já utilizam esse meio de busca. Os novos assistentes de busca do Google, da Apple, da Amazon e da Microsoft já estão aptos a fazer perguntas aprofundadas, para que a busca se torne ainda mais específica.

De fato, em um futuro próximo, falaremos cada vez mais com nossos computadores, tablets, smartphones, carros e assistentes digitais, quando pesquisarmos na internet.

Dessa forma, conforme os celulares vão evoluindo, haverá mais dispositivos digitais aptos à pesquisa por voz! Além disso, com o surgimento da rede 5G, tudo indica que haverá um crescimento ainda mais rápido destes desenvolvimentos!

·      A influência da pesquisa por voz no SEO

Como a popularidade dessa nova forma de pesquisa está crescendo, faz sentido que mecanismos de pesquisa como o Google ajustem seus algoritmos de acordo com esta nova tecnologia.

Neste sentido, as pesquisas fornecidas por voz são diferentes das pesquisas digitadas. As consultas digitadas costumam ser curtas, mas as consultas por voz são faladas na linguagem natural. Como resultado, são usadas várias palavras-chaves na mesma consulta.

De fato, é importante raciocinar mais da perspectiva do usuário. A pergunta do visitante deve ser central e deve ser respondida da melhor maneira possível. Se as diferentes palavras-chave e frases se reforçarem, a capacidade de se encontrar um determinado conteúdo melhorará.

Vale destacar também que, as consultas fornecidas por meio do som da voz costumam ser de forma interrogativa e começam com uma das seguintes palavras: Quem; O quê; Onde; Quando; Por que; Como.

Portanto, é aconselhável verificar que pergunta os visitantes em potencial do seu site ou loja online farão. Com estes dados em mãos, você pode formular esta pergunta e respondê-la.

Voice Search

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Dicas de SEO

Assim sendo, você deve começar a pensar no SEO do seu site, visando a pesquisa por voz. Então, como você pode ter certeza de que ainda pode ser encontrado ao pesquisar nas pesquisas por voz?

Na verdade, é essencial que você seja o resultado mais relevante para a pesquisa. Isso porque, conforme já mencionamos, o Google dá apenas uma resposta ao usuário.

Portanto, é tudo ou nada. Neste sentido, aqui estão cinco dicas para melhorar o SEO do seu site e torná-lo mais fácil de encontrar nessa nova tendência:

  • Use perguntas em seu conteúdo.
  • Tenha um site rápido.
  • Escreva o conteúdo em um tom falado.
  • Seja preciso na formulação de suas respostas.
  • A página de destino deve ser encontrada localmente.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre a pesquisa por voz, então, continue em nosso site e confira muito mais!

 

 

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