Negócios digitais, transformação digital, modelos de negócio digital. Esses são temas amplamente discutidos atualmente. Assim sendo, se você quer empreender em 2022, certamente irá considerar a opção de um negócio digital!

Entretanto, existem muitas definições e interpretações sobre os conceitos como negócios digitais, transformação digital e modelos de negócios digitais realmente funcionam.

Portanto, se você também quer aprender como empreender com inteligência, em um novo negócio digital, então, confira o nosso artigo de hoje!

O que é um negócio digital?

Claro, não adianta buscar a única e correta definição para esses conceitos. Um breve estudo da transformação digital revela rapidamente que existem pelo menos trinta definições diferentes do termo e pelo menos o mesmo número de maneiras de iniciar um negócio digital.

O mais provável é que sejam todos bons. Entretanto, estamos realmente nos enganando quando pensamos que algo que funcionou bem em outros lugares será um sucesso garantido em nossa própria organização.

Um banco não é um serviço de streaming de áudio e uma empresa iniciante tem pouco em comum com uma agência governamental. Na verdade, um negócio digital não é como qualquer outro negócio digital, pois, as possibilidades do mercado mudam conforme o nicho escolhido!

No entanto, há um entendimento compartilhado, embora sem limites definidos, sobre o que é negócio digital, como a transformação digital pode levar ao negócio digital e que modelos de negócios digitais estão por trás disso.

Porque o negócio é digital quando se trata essencialmente de produtos ou serviços digitais. Com base em dados sobre produtos e / ou serviços, clientes e tendências. Baseado em um modelo de negócios, no qual, os dados e a interação digital (experiência do usuário) são centrais.

Por fim, muitas organizações começam a trabalhar a partir de modelos de negócios digitais inovando tecnologicamente. Porque elas ainda não são capazes de acessar seus dados adequadamente ou não têm uma visão completa de quais dados possuem e o que podem fazer.

Como montar um negócio digital?

Agora que você já sabe o que é um negócio digital, faça mais digitalmente. Dessa forma, você economiza custos e trabalha com mais eficiência.

E isso geralmente leva a um crescimento mais rápido. Entretanto, certamente é mais fácil falar do que fazer. Neste sentido, a grande questão é: Por onde você começa? Estamos felizes em ajudá-lo com este plano passo a passo:

Passo 1. Defina as prioridades certas

Fazer mais com menos recursos. Qual empresário não quer isso? A digitalização de processos pode ajudá-lo nisso. Considere, por exemplo, o faturamento, a declaração de horas ou o acompanhamento dos contatos do cliente.

No entanto, não compre apenas todos os tipos de pacotes de software (caros). Primeiro, pense cuidadosamente sobre os obstáculos que você e seus funcionários enfrentam diariamente:

  • Onde estão os maiores incômodos na organização?
  • Onde para a produtividade?

Se você sabe disso, verifique quais ferramentas digitais existem para tornar essa parte do processo de negócios mais rápida ou fácil.

Passo 2. Fatura digitalmente

Mais da metade das pequenas e médias empresas, no nosso país, agora apenas envia faturas eletrônicas e isso está aumentando. O faturamento digital oferece muitas vantagens.

Neste sentido, você pode processar faturas de forma mais fácil e rápida. Isso também significa que você comete menos erros ao redigir uma fatura. Desta forma, você pode ver rapidamente se há clientes que ainda não pagaram sua conta.

Passo 3. Mantenha seu site atualizado

Muitos empresários têm um site no qual quase nada acontece. Existem alguns textos nele e mais algumas fotos foram adicionadas um ou dois anos atrás. Mas termina aí. Errado!

Neste sentido, antes de um cliente entrar em contato com você, sua decisão de comprar ou não já está 70% tomada, de acordo com pesquisas recentes. Em outras palavras: Ele já olhou seu site e pesquisou sobre sua empresa nas redes sociais.

Sua empresa provavelmente está em constante movimento. Novos produtos ou clientes? Assim sendo, promova essas informações por meios digitais, e assim, crie um negócio digital.

negocio digital

Passo 4. Torne seu site responsivo para dispositivos móveis

Um site que se adapta automaticamente à tela do visitante, seja um PC, tablet ou smartphone. Isso é um site responsivo. Neste sentido, os sites que não se adaptam automaticamente ao tamanho da tela são atualmente penalizados na internet!

Assim sendo, se você quer ter um negócio digital de sucesso, então, certamente precisa de um site que seja totalmente responsivo para dispositivos móveis!

Passo 5. Investir em software (CRM)

Se você tem cerca de dez a vinte clientes que retornam regularmente, é muito fácil manter uma visão geral com uma lista do Excel. Mas, se você quer se tornar uma empresa com mais clientes, então, comprar um bom pacote de CRM, “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é provavelmente um dos melhores investimentos.

Dessa forma, você pode processar o feedback dos clientes com mais rapidez e estimular as vendas. Assim sendo, mantenha todos os dados do cliente em um local central.

Com isso, eles não se perdem nos laptops dos funcionários. De e-mails a compromissos, orçamentos e números de faturamento: Tudo pode ser encontrado rapidamente e você pode otimizar a qualidade do seu serviço com os dados coletados!

Passo 6. Faça seu software funcionar bem em conjunto

Você já comprou um pacote de CRM? Se sim, então, preste muita atenção antes de solicitar o próximo pacote. Primeiro, considere se esses dois combinam bem.

Neste caso, suponha que você tenha planos de começar a fazer marketing por e-mail no futuro. Então, é claro que é muito útil se tal programa puder fazer contato com o pacote de CRM antigo, no qual, todos os seus dados de cliente estão armazenados.

Assim sendo, não trabalhe apenas com uma ferramenta online após a outra, mas certifique-se de que eles podem se comunicar bem entre si.

Passo 7. Torne-se online e localizável

Certifique-se de que os clientes saibam onde encontrar você quando precisarem do seu produto ou serviço. O Google é indispensável para isso.

Neste sentido, hoje, mais da metade de todas as pesquisas são vinculadas ao local. Portanto, preste atenção extra ao SEO local, com base na localização de sua empresa. Assim, você tem menos concorrência, torna-se mais relevante localmente e responde às necessidades do cliente.

Deste modo, por meio do “Google Meu Negócio”, você garante que será exibido quando os clientes, por meio da Pesquisa do Google e do Google Maps, estiverem procurando sua empresa ou o tipo de produtos e serviços que você oferece, localmente. Ótimo para o seu negócio digital!

Passo 8. Comece a trabalhar na nuvem

Muitos empresários ainda preferem armazenar seus documentos, planilhas e PDFs em uma pasta na área de trabalho. Agradável e familiar, mas isso é realmente inteligente? Não se você quiser trabalhar com eficiência.

Então, é melhor optar por trabalhar na nuvem. Neste sentido, a principal vantagem gira em torno do trabalho independentemente do local: Quer estudar uma apresentação no caminho para casa? Sem problemas. Colaborar em um arquivo? Em seguida, salve o arquivo na nuvem.

Dessa forma, você evita ter quatro ou cinco versões diferentes de um documento armazenado em pastas. E, com isso, você e seus funcionários se tornarão rapidamente muito mais produtivos.
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Negócio Digital

Quais os melhores negócios online?

Em 2020, você sabe quais são os desenvolvimentos em relação aos principais negócios online? Para lhe ajudar com isso, preparamos uma lista com as principais tendências de negócios online, que podem se tornar o seu próprio negócio digital:

·         Blogging

Você provavelmente já ouviu as histórias de sucesso sobre os blogs, que são vendidos por dezenas de milhares de dólares. Ou ainda, de influenciadores digitais que ganham dinheiro suficiente para ficar em casa com suas famílias.

Assim sendo, para quem tem talento para escrever, o blog é uma oportunidade de negócio digital absolutamente viável.

Neste sentido, tudo o que você precisa fazer é escolher um nicho de mercado certo para você e você ganhará dinheiro por meio de publicidade, produtos de informação, links de afiliados ou qualquer outra forma de monetização.

Por exemplo, você pode trabalhar desde como afiliados através da Hotmart, até mesmo vendendo espaços publicitários para o Google Ads! O importante é que você se torne um influenciador digital através de seu blog!

·         Gerente de mídia social

A mídia social é um recurso importante para qualquer negócio digital. Assim sendo, se você é um especialista em mídia social, ofereça seus serviços para marcas ou empresas que precisam de ajuda diária para gerenciar suas contas de mídia social.

As taxas para profissionais de marketing / gerentes freelance geralmente correspondem ao custo de construção de um site e, dependendo do tamanho do site, o valor pode ser bem interessante.

·         Infoprodutor

A venda de infoprodutos na internet está em alta! Assim sendo, quem tem conhecimento em áreas ou em temas especializados, pode criar e vender seus cursos online através do seu próprio site ou através da criação de uma lista de e-mail marketing.

·         Coaching

Se você é proprietário de uma empresa e já tem bastante experiência em seu nicho de mercado, então, você pode fornecer consultoria online ou serviços de coaching e se comunicar via Skype ou e-mail com seus clientes.

·         Serviços e ferramentas em SEO

A indústria de SEO é enorme, algo como US$ 80 bilhões. Neste sentido, com base em pesquisas recentes, as agências de SEO ganham dezenas de milhares de dólares todos os meses.

Então, se você é um bom SEO, talvez seja a hora de abrir sua própria agência e começar a oferecer serviços de otimização de mecanismos de pesquisa. Você é um desenvolvedor? Talvez você possa desenvolver uma ferramenta de SEO para um grupo específico de usuários!

·         Vender produtos online (e-commerce)

Você tem um ótimo produto para vender? Se sim, então, configurar uma loja online, em plataformas de e-commerce, para vender todos os seus produtos, pode ser uma ótima ideia de negócio digital.

Neste sentido, vale destacar que, o vídeo está cada vez mais relevante no marketing digital. Na verdade, cerca de 80% de todo o tráfego da Internet já tem relação com o vídeo.

Isso não é surpreendente, porque, o vídeo tem muitas vantagens. Por exemplo, o vídeo de um produto fornece uma imagem melhor de como um determinado produto funciona e se parece. Assim sendo, um vídeo pode fornecer uma melhor experiência de compra para seu e-commerce.

Neste sentido, as maiores lojas online do planeta estão trabalhando com isso muito bem. Ao apresentar os produtos por meio de várias fotos e um vídeo, eles garantem que o comprador experimente as roupas de maneira muito diferente e possa tomar uma decisão melhor.

Esta tendência vem ganhando força, pois, o Google está estimulando o vídeo cada vez mais e está constantemente expandindo as possibilidades em torno do vídeo. Portanto, ao iniciar um negócio digital no mercado de e-commerce, você deve considerar as opções de marketing de vídeo.

Por fim, para iniciar um negócio digital e começar a vender produtos na internet, você também precisa de uma plataforma comercial para isso. Neste sentido, as melhores plataformas para se vender online no Brasil, são:

  • YouTube;
  • Facebook;
  • Mercado Livre;
  • Americanas;

Negocio digital

Automação de vendas

A velocidade é extremamente importante para lojas online. Tempos de carregamento longos e lentos fazem com que as taxas de conversão caiam e isso pode indiretamente fazer com que o site fique em uma posição inferior nos motores de busca.

Assim sendo, cada vez mais a velocidade está acima da estabilidade e confiabilidade de uma loja. Portanto, encurtar o tempo de carregamento está no topo da lista de prioridades dos proprietários de lojas virtuais.

Neste sentido, se você quer ter um negócio digital de sucesso, precisa de um provedor de hospedagem que, além de fornecer um desempenho superior de conta, medidas de segurança e procedimentos de recuperação de dados, também tenha uma ótima velocidade de carregamento.

Com isso, a automação das vendas se torna cada vez mais importante dentro do mundo dos negócios digitais! Deste modo, em relação a isso, há alguns aspectos que podemos destacar:

·         Comércio móvel

No e-commerce, vemos que o smartphone é cada vez mais usado há vários anos. Mas, além disso, o smartphone também se tornou o dispositivo online mais usado entre os millennials e, portanto, substituiu o laptop e o desktop.

Assim sendo, o celular é cada vez mais usado para comprar produtos diretamente online. Portanto, através da automação de vendas, você deve garantir que as compras online via celular aumentem ainda mais.

Mas, se a sua loja virtual ainda não está funcionando corretamente no celular, é fundamental em 2022 que este problema seja corrigido e que assim, ela seja responsiva.

·         Personalização

Uma experiência de compra pessoal costuma ser considerada agradável, pela maioria dos clientes online. Assim sendo, qualquer negócio digital que antecipa de forma inteligente as necessidades individuais de seu cliente, pode esperar um aumento significativo na conversão.

A personalização se tornará ainda mais importante em 2022. Devido ao aumento da inteligência artificial e do aprendizado de máquina, as plataformas de e-commerce estão ficando mais inteligentes.

Por exemplo, uma página inicial personalizada pode ser exibida com base nos dados do navegador ou nas páginas de produtos visitadas. Deste modo, cada cliente conectado pode receber uma mensagem de boas-vindas personalizada, com sugestões de produtos específicos.

·         Diferentes métodos de pagamento

Em uma loja online de sucesso, o cliente paga com facilidade, segurança e da maneira que desejar. Assim sendo, ao oferecer as opções de pagamento certas, você aumenta a chance de mais vendas em seu negócio digital.

Neste sentido, métodos de pagamento que sejam otimizados e automatizados oferecem aos clientes mais flexibilidade nos pagamentos, gerando uma experiência de pagamento bem mais agradável em geral, para o seu público-alvo.

Vale destacar que, o número de serviços de pagamento só aumentará em 2022. Um exemplo disso é o PIX, um novo meio de pagamento eletrônico já disponível! Mas, e as empresas que pagam às empresas? Quais métodos de pagamento eles usam?

Normalmente no B2B o pagamento é feito por transferência bancária ou boletos bancários. Assim sendo, ainda há espaço para inovação em lojas virtuais B2B, que podem oferecer outras opções de pagamentos.

·         Compra por voz

Obviamente, a tendência de voz não deve faltar nesta lista. A pesquisa por voz está aumentando. Na verdade, agora em 2022, cerca de 50% de todas as pesquisas serão controladas por voz.

Neste sentido, com a chegada do Google Assistente e da Alexa da Amazon, a Pesquisa por voz também está crescendo muito no Brasil. Deste modo, se espera que haja mais aplicativos e mercados para este nicho de negócio digital.

Com isso, em pouco tempo a compra por voz será realmente bem implementada para o e-commerce. Isso ocorre, pois, há muitos benefícios importantes para os consumidores:

  • É mais rápido. Em média, falamos 150 palavras por minuto, em comparação com 40 palavras que digitamos;
  • Ignora menus complicados e navegações;
  • Execute vários comandos ao mesmo tempo;
  • A compra de voz significa que há menos tempo e oportunidade para mudar de ideia. Os consumidores, portanto, passarão por menos momentos que podem causar dúvidas sobre a compra;

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como montar um negócio digital de sucesso, então, continue em nosso site e confira muito mais!

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