Mesmo que alguns duvidem de sua eficácia, o email marketing continua sendo em 2022 uma ferramenta essencial em qualquer boa estratégia de marketing. De fato, o envio por e-mail permite converter seus leitores em potencial em clientes e mantê-los.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o email marketing, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é e-mail marketing?

A definição de e-mail marketing é simples: email marketing é a estratégia que consiste em criar e-mails adaptados às expectativas e comportamentos de seu alvo.

Para fazer um e-mail eficaz, é importante conhecer seu público-alvo, suas personas.

A ideia é enviar a mensagem certa na hora certa.

Para isso, é essencial entender os problemas do seu alvo e as perguntas que eles fazem. O que naturalmente nos leva ao primeiro passo para criar um e-mail eficaz.

E-mail marketing

Passo a passo para criar um bom e-mail marketing

Etapa 1: determine seus objetivos e analise seu objetivo

A primeira pergunta a ser feita é: “Por que criar um e-mail? “. O que você espera? Se sua resposta se resume a “manter contato”, você está no caminho errado.

Obviamente, o objetivo geralmente será desenvolver sua rotatividade. No entanto, é um fim, não um objetivo. Esse objetivo consiste em vários objetivos, alguns dos quais podem ser alcançados via e-mail.

Para desenvolver sua rotatividade, você deve se tornar mais visível, ganhar nova participação no mercado, gerar mais tráfego em seu site, mais cotações, mais contatos de entrada… aqui estão exemplos de objetivos específicos. Cabe a você definir o seu próprio.

Criar um e-mail marketing é a sua oportunidade de enviar uma mensagem. Esta mensagem deve ser entendida e atraente. Para entregar a mensagem certa, você precisa conhecer o seu alvo na ponta dos dedos.

Quais são as necessidades, expectativas e comportamentos do seu alvo? Quais são suas preocupações, seus centros de interesse?

Portanto você deve determinar com muita precisão o perfil padrão do seu alvo para atingi-lo.

Etapa 2: causar uma boa primeira impressão

Para criar um e-mail marketing que permita atingir seus objetivos, você já deve fazer tudo para que ele seja aberto pelo destinatário! Se ninguém ler seu e-mail, tenha certeza de que não receberá um pedido de cotações ou visitas ao seu site.

Agora que você conhece o seu alvo na ponta dos dedos, deve fazer tudo para que eles desejem abrir seus e-mails. Isso envolve otimizar pontos diferentes:

  • Apresente-se da melhor maneira possível. Esqueça os nomes do tipo “Contato” e prefira uma identidade mais pessoal, como seu primeiro nome ou até mesmo “A equipe NOME DA EMPRESA”;
  • O título do e-mail deve ser claro e conciso. Seu título não deve demorar muito para ser lido na íntegra em um smartphone;
  • Outro critério que influencia diretamente a taxa de abertura é o horário do envio. Não existe um tempo ideal típico, varia de acordo com os setores de atividade e as metas. Cabe a você fazer vários testes e analisar as estatísticas.

Etapa 3: encante seus destinatários

Você convenceu o destinatário a abrir seu e-mail. Provavelmente é a parte mais difícil, mas ainda não acabou. Agora você deve seduzi-lo com seu conteúdo, interessá-lo a fazê-lo querer agir.

Criar e-mail marketing eficaz inevitavelmente requer conteúdo relevante.  Acima de tudo, o conteúdo deve estar em clara relação com o assunto do seu e-mail. O assunto do seu e-mail é uma promessa ao destinatário. O conteúdo deve estar no mesmo nível.

Em síntese, se você se mostrou muito atraente com seu título e o conteúdo não segue, seu e-mail acabará imediatamente na lixeira e você pode bloqueado pelo leitor.

Portanto, não afogue seu alvo com e-mails promocionais. Você não receberá os retornos esperados. Você deve fornecer a eles um conteúdo que agregue. O conteúdo pode ser informativo, educacional ou divertido.

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E-mail marketing

Etapa 4: seduzir o destinatário

Para recapitular, nesse momento, seu destino recebeu seu e-mail, ela o abriu e tomou nota. OK, e ela fecha e continua sua vida? Não, esse não é seu objetivo!

Agora você deve “concluir” convencendo seu alvo a agir. Para fazer isso, você deve trabalhar em dois pontos principais: apelo à ação e a página de destino.

  • Apelo à ação:

Apelo à ação são botões que exigem ação. Mais tradicionais são: “compre agora”, “adicione ao carrinho” ou “cadastre-se.

A frase de chamariz é a conclusão do seu e-mail. Ela deve pontuar sua mensagem e representar o cumprimento de sua promessa inicial (o assunto do envio por e-mail).

  • A página de destino:

De fato, o objetivo da sua campanha de e-mail provavelmente não está a apenas um clique de distância. Por trás, é necessário converter esse clique e, inevitavelmente, ele passa por uma página de destino ideal.

A página de destino geralmente é uma página de apresentação do produto, do qual, há diversas informações relevantes para o leitor.

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Gostou de saber mais sobre o email marketing? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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