Ao configurar totalmente o seu perfil no Google My Business, você terá acesso a muitas oportunidades interessantes. Deste modo, como empresa você não pode ignorar esta ferramenta digital em sua estratégia de marketing digital em 2021.

No entanto, vejo que ainda há muitas empresas que fazem pouco com o Google My Business. E isso é uma pena, pois através desta ferramenta, você pode imediatamente causar uma boa impressão nos clientes em potencial que procuram um serviço específico através do Google.

Gostaria, portanto, de ajudá-lo no seu caminho para um perfil completo no Google My Business, através de 10 dicas completas! Confira a seguir!

Google My Business: 10 dicas!

Dica 1. Faça seu cadastro no Google My Business

Atualmente, muitas empresas não têm cadastro no Google My Business, ou ainda, não têm acesso ao cadastro. Neste sentido, acontece regularmente que alguém dentro da organização (ou uma agência de marketing externa) tenha criado o cadastro, mas os dados foram perdidos.

A etapa mais importante, portanto, é primeiro verificar se você tem um cadastro. Você pode verificar isso facilmente pesquisando no Google Maps o nome da sua empresa. Não consegue encontrar sua empresa ou não tem acesso? Em seguida, reivindique seu cadastro. Roteiro:

  • Faça login em sua conta do Google (de preferência a conta da empresa) e inicie a configuração no Google My Business.
  • Digite o nome da sua empresa. Isso surge como uma sugestão? Então ele já existe. Clique no nome da sua empresa ou escolha “Criar uma empresa com este nome”.
  • Em seguida, execute todas as etapas e preencha-as da forma mais completa possível.
  • Na última etapa, você será solicitado a fazer uma verificação. Para a maioria das empresas, é “Enviar pelo correio” e geralmente você receberá um cartão-postal com o código de verificação dentro de uma a duas semanas. Em alguns casos, a verificação por telefone, mensagem de texto, e-mail ou Google Search Console é possível. Esses métodos são muito mais rápidos, mas infelizmente não estão disponíveis para todos.
  • Depois de receber o cartão postal, você pode fazer login novamente por meio de sua conta do Google no Google My Business.

Dica 2. Baixe o aplicativo Google My Business para notificações

Se você está começando a usar o Google My Business, o aplicativo que o acompanha é absolutamente necessário no processo de gestão!

Neste sentido, vale destacar que, o download do aplicativo é gratuito para Android e iOS e permite que você gerencie facilmente todo o seu cadastro. Por exemplo, o aplicativo inclui as seguintes opções:

  • Ajuste as informações da empresa.
  • Gerenciando vários locais de negócios.
  • Notificações em tempo real para novos comentários.
  • Ver estatísticas (Insights).
  • Colocação de postes.

Assim sendo, um dos principais motivos para instalar o aplicativo em um smartphone ou tablet é a capacidade de receber mensagens de clientes. Ao ativar a função de mensagens no aplicativo, uma opção de contato adicional aparecerá em sua janela de dados.

Este recurso de bate-papo está disponível para todos os proprietários e administradores de fichas de empresas no Google My Business.

Observe também que você pode definir uma mensagem de boas-vindas. Neste sentido, há ótimas oportunidades de personalização para a saudação automática. Deste modo, você pode combinar este tipo de conteúdo com a experiência da sua marca. Roteiro:

  • Baixe o aplicativo para Android ou iOS.
  • Siga as etapas no aplicativo e faça login com a Conta do Google que tem privilégios administrativos para a listagem de sua empresa.
  • Android: Na aba “Clientes” você encontrará a opção “Mensagens” na parte superior. Se você clicar nele, aparecerá um pop-up perguntando se deseja habilitar a função de mensagens.
  • iOS: Clique no ícone do menu no canto superior esquerdo. Em seguida, escolha “Mensagens” no menu principal. Em seguida, um pop-up aparecerá solicitando que você habilite a função de mensagens.
  • Após habilitar a função de mensagens, você pode editar a mensagem de boas-vindas clicando nela. Faça uma saudação que realmente se adapte ao seu negócio.

GOOGLE MY BUSINESS

Dica 3. Esteja alerta para perguntas de clientes em potencial

Nas janelas de dados das empresas, você também encontrará a seção “Perguntas e respostas”. Através desta funcionalidade do Google Maps, você pode fazer e responder perguntas sobre os lugares e empresas que vê.

Assim sendo, os proprietários de empresas e outras pessoas podem responder diretamente a essas perguntas e respostas.

Inicialmente, esse recurso foi lançado para permitir que o Local Guides respondesse às perguntas dos consumidores, mas posteriormente também foi disponibilizado para os administradores responderem diretamente no painel (ou aplicativo móvel).

Isso oferece oportunidades de fornecer rapidamente aos clientes em potencial uma resposta correta e também mostra imediatamente a todos que você, como empresa, ajuda ativamente seus potenciais clientes.

Além disso, você poderá obter insights interessantes. Por exemplo, se a mesma pergunta surgir com mais frequência, considere tornar essas informações mais visíveis em seu site.

Roteiro: Configure as notificações de perguntas e respostas por e-mail acessando “Configurações” no menu principal do Google My Business e marcando a caixa “Notificações sobre perguntas e respostas postadas no Google sobre sua empresa”.

Dica 4. Envie os visitantes diretamente para os comentários do Google

Cerca de 64% dos consumidores afirmam ser mais propensos a checar as avaliações de uma empresa por meio do Google. Portanto, é importante coletar comentários positivos por meio do Google, pois eles serão exibidos em seu painel do Google Maps.

Neste sentido, você pode gerar um link, com o qual, permite que os visitantes escrevam um comentário imediatamente no seu perfil. Roteiro:

  • Encontre sua empresa. Com a ferramenta PlaceID Lookup do Google, você pode pesquisar o PlaceID de sua localização.
  • Em seguida, copie o PlaceID.
  • Compartilhe este link com seus clientes para que eles publiquem instantaneamente um comentário em seu painel de empresa.

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Dica 5. Avalie melhor por meio de tags UTM e AdCalls

Você tem estado ocupado configurando o Google My Business, mas a questão é quais resultados isso produzirá. Em nosso campo, queremos medir tudo, incluindo nossos esforços no Google.

Claro, o Google mostra no painel o número de cliques em seu site, mas o que esses visitantes fazem em seu site? Você pode medir isso facilmente adicionando tags UTM ao link para seu site.

Assim sendo, por meio da seção “Aquisição” no Google Analytics, você pode ver exatamente o que esses visitantes estão fazendo em seu site.

Além de medir o comportamento do visitante por meio de tags UTM, também é possível medir o recebimento de ligações via Minha Empresa e Google Maps. A maioria dos profissionais de marketing digital conhece o Google Ads, mas o AdCalls também pode ser usado.

Com AdCalls, você mostra um número de telefone especial, que conecta os chamadores ao seu número real. Deste modo, as ligações que você recebe são medidas.

Isso fornece uma visão sobre todas as conversões telefônicas, após as quais você tem uma visão dos resultados por origem de tráfego. Roteiro:

  • Gere um URL de campanha por meio do Criador de URLs de campanha do Google.
  • No Google My Business, vá para a guia “Informações”. Aqui você muda o URL.

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Dica 6. Seja criativo com postagens

Todos sabem que o Google está continuamente ocupado disponibilizando o máximo de informações possível imediatamente na página de resultados de pesquisa.

Por exemplo, nas caixas de resposta do Google, muitas perguntas já foram respondidas imediatamente e o Google está experimentando mostrar um resultado para perguntas específicas.

Neste sentido, em 2017, foi adicionada a possibilidade de postagens no Google My Business. Esta opção pode ser encontrada no Painel do Google My Business e permite que você adicione notícias, eventos, produtos e ofertas ao seu painel. Importante saber:

  • Uma postagem permanece visível por sete dias.
  • Os eventos são exibidos até que o respectivo evento termine.
  • As postagens podem conter até 1.500 caracteres, embora sejam recomendadas postagens menores de 150 a 350 caracteres.
  • Para imagens de suporte, é melhor manter um tamanho de 750 × 750 pixels.
  • Sem inspiração? Na seção “Home” do painel, você pode ver o que empresas semelhantes publicaram recentemente.

Assim sendo, através desta funcionalidade extra do Google My Business, você poderá gerar um tipo de conteúdo totalmente personalizado e direcionado ao seu público-alvo! Roteiro:

  • Vá para a função “Postagens” no Google My Business.
  • Se você clicar no campo de entrada no topo da página, um pop-up será aberto, no qual você pode adicionar sua mensagem.
  • Ao clicar na seta azul à direita, você verá vários tipos de postagens que pode postar.
  • Para obter os melhores resultados, também adicione uma imagem e um botão de “call to action” à mensagem. Este último é marcado como opcional, mas aumenta o número de cliques em seu site.
  • Não se esqueça de usar uma URL de campanha (dica 5), para que você também saiba quais são os resultados gerados pelos links.
  • Antes de publicar a postagem, visualize como ela ficará em sua página. Dessa forma, você ainda pode eliminar as falhas de beleza.

Dica 7. Dias especiais e horários de funcionamento

Os principais feriados já passaram, mas ainda é extremamente importante indicar claramente que você ajustou o horário de funcionamento em determinados dias.

Assim sendo, pense nos próximos feriados, domingos de compras especiais ou algum evento fora do normal que possa acontecer.

Assim sendo, principalmente neste período de pandemia, evite surpresas desagradáveis ​​para clientes que esperam que seu negócio esteja aberto quando não há ninguém por perto. Roteiro:

  • Vá para o título “Informações” no painel do Google My Business.
  • Abaixo do horário normal de funcionamento, você encontrará um título com “Adicionar horário de funcionamento diferente”.
  • Insira os diferentes horários de funcionamento se já os conhece. Isso evita que você o esqueça acidentalmente. Você sempre pode ajustar o horário de funcionamento posteriormente.

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Dica 8. “Você conhece este lugar?” Responda às perguntas

Por meio da seção “Você conhece este lugar?” os clientes podem fornecer informações adicionais ao Google sobre sua empresa. Exemplos de possíveis perguntas, são:

  • Este é um lugar adequado para crianças pequenas?
  • A comida é servida tarde da noite neste lugar?
  • Existe uma atmosfera informal aqui?
  • Esse lugar tem terraço?

Você não verá essas informações imediatamente, mas elas são usadas pelo Google para exibir sua empresa no Google Maps se os consumidores estiverem procurando um negócio específico.

Deste modo, quanto mais pessoas respondem às perguntas, melhor o Google entende o que sua empresa tem a oferecer. Roteiro:

  • Pesquise o nome da sua empresa no Google.
  • À direita (desktop) ou grande entre os resultados da pesquisa (mobile) aparecerá a janela de conhecimento da sua empresa. Encontre o texto “Você conhece este lugar? Responda a perguntas curtas” e clique no link.
  • Agora responda às perguntas que você vê. A quantidade de perguntas e o conteúdo das mesmas dependem da categoria em que sua empresa se enquadra.

Dica 9. 360 graus com o Google 360 ​​Street View

Quer dar aos visitantes uma amostra direta da atmosfera do seu restaurante, salão de beleza ou quartos de hotel? Com o Google 360 ​​Street View para empresas, você pode dar vida à sua empresa oferecendo aos visitantes um tour virtual.

De fato, isso é especialmente interessante para empresas onde a atmosfera é muito importante. Neste sentido, existem vários profissionais que podem vir em sua empresa com câmeras especiais para tirar fotos em uma ou mais salas.

Alguns fotógrafos gastam mais tempo no pós-processamento para se livrar das manchas que parecem bagunçadas. Isso certamente beneficia o processo de aprovação do Google. Portanto, verifique sempre na cotação quais atividades estão incluídas.

 Google My Business

Dica 10. Adicione menus e serviços (se relevante)

Por fim, para vários tipos de empresas, é possível exibir seu menu ou lista de serviços no painel do Google My Business. Isso permite que você dê aos consumidores uma visão geral imediata de sua oferta de serviços.

Se você vê essa funcionalidade depende da categoria em que sua empresa se enquadra. Portanto, pode ser que essa opção não esteja visível para você. Roteiro:

  • Vá para o título “Informações” e role para baixo.
  • No seu site, você encontrará “Serviços”. Clique aqui.
  • Agora você pode adicionar várias seções e itens à visão geral. O que você adiciona aqui depende do seu tipo de negócio.
  • Ao preencher, certifique-se de adicionar uma visão geral completa de seus serviços.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o Google My Business, então, continue em nosso site e confira muito mais!

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