Uma estratégia de tráfego orgânico é um procedimento para melhorar a qualidade e a quantidade de tráfego do site, tornando o site mais visível para os consumidores de um mecanismo de pesquisa, ou mesmo, para os usuários de mídias sociais.

Neste sentido, há pesquisas que mostram que cerca de 87% do tráfego de sites começa com uma pesquisa no Google. Por isso, é importante adquirir conhecimentos em SEO, por exemplo!

Portanto, o conhecimento de SEO é muito importante para obter tráfego orgânico. Assim sendo, dicas de otimização SEO ajudam a colocar seu site no topo. Com isso, estar no primeiro lugar do Google significa mais tráfego e mais conversões.

No entanto, simplesmente adquirir conhecimento de SEO não é suficiente para uma estratégia de tráfego orgânico, pois, é necessário construir uma abordagem mais ampla. O nosso artigo de hoje irá ajudá-lo neste processo! Confira!

tráfego orgânico

O que é um tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é a descrição do tráfego “gratuito”, que vem através dos resultados de pesquisa de um mecanismo de pesquisa, ou das mídias sociais, para o seu site.

Vale ressaltar que você pode encontrar e analisar esse tráfego orgânico por meio do Google Analytics. Neste sentido, o Google Analytics distingue entre os seguintes canais, por meio dos quais, os visitantes podem encontrar seu site:

  • Tráfego orgânico SEO;
  • Mídia social;
  • Referências;

Qual é a importância do tráfego orgânico?

Imagine que alguém no Google está procurando especificamente por um determinado produto. Então, ele ou ela digita uma palavra-chave específica no Google.

Após isso, uma lista de resultados da pesquisa aparecerá. Os anúncios pagos estão no topo, mas os resultados da pesquisa orgânica aparecem logo abaixo disso.

Neste sentido, o tráfego orgânico é muito importante, porque, os visitantes estão realmente procurando algo específico. Assim, eles não acabaram na sua loja virtual por acidente.

Eles têm uma determinada intenção e querem encontrar um site ou loja online adequado, que atenda a estes seus desejos.

Neste sentido, como empreendedor online, você naturalmente deseja atrair o máximo de visitantes possível através do tráfego orgânico. Isso aumenta a chance de um bom faturamento e, portanto, de uma loja virtual de sucesso.

Assim sendo, é possível receber visitantes sem fazer um investimento, por exemplo, otimizando sua loja online para mecanismos de busca. Neste caso, você irá criar uma ótima fonte de tráfego orgânico, através da otimização SEO:

  • Faça pesquisas de palavras-chave. Quais palavras o seu grupo-alvo insere no Google? Em quais palavras você deseja que sua loja online seja encontrada?
  • Escreva textos bons e relevantes para a web, tanto blogs quanto descrições de produtos. Inclua as palavras-chave de sua pesquisa nestes textos;
  • Forneça bons links internos em suas páginas da web;
  • Adicione regularmente novos conteúdos ao seu site ou loja online;
  • Entre outros;

Quais os benefícios do tráfego orgânico?

·         Oferece tráfego de qualidade.

O tráfego orgânico é o melhor tipo de tráfego. Por quê? Porque as pessoas que encontram o seu site estavam procurando o produto que você oferece.

Neste sentido, você irá “atrair” tráfego para o seu negócio e não precisar ficar “empurrando” anúncios para incentivar a comprar.

·         O tráfego para o seu site está sempre aumentando.

Com o objetivo final de tornar seu site mais atraente para os mecanismos de pesquisa, o SEO também torna seu site mais acessível aos clientes, ao longo do tempo.

Isso ocorre, pois, a otimização de mecanismos de pesquisa consiste em ajustar o design e os links entre as páginas da web, para tornar as páginas do seu site mais fáceis de localizar e explorar.

Isso não apenas torna mais fácil para os mecanismos de pesquisa rastrear seu site, mas também, torna mais fácil para os clientes encontrarem dados em seu site.

·         Menos publicidade necessária.

Você deve investir menos em publicidade. Os custos para configurar uma estratégia de tráfego orgânico são relativamente baixos e muito favoráveis. Neste sentido, um pequeno investimento em conteúdo de qualidade para SEO pode fazer maravilhas a longo prazo.

Você pode precisar atualizar suas páginas ou alterar palavras-chave, de tempos em tempos, para ficar à frente da concorrência. Mas, uma vez que seu site esteja otimizado, você começará a atrair tráfego orgânico.

·         O conhecimento da sua marca aumenta.

Com um pouco de ajuda, você pode tornar sua marca mais fácil de ser encontrada pelo seu público. Isso alerta os visitantes sobre os possíveis produtos que você oferece, o que pode resultar em compras imediatas ou futuras.

Assim sendo, o tráfego orgânico oferece a oportunidade de tornar seus clientes em potencial mais cientes do que você tem a oferecer. Deste modo, isto ajuda sua empresa a construir confiança e ajuda seus visitantes e clientes a tomarem decisões informadas.

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Diferença entre tráfego orgânico e pago

O tráfego orgânico é principalmente o tráfego que chega naturalmente ao seu site, através de mecanismos de pesquisa ou mídias sociais. Mas, se você tentar obter visitantes para o seu site pagando por algo, isso será denominado como tráfego pago.

Assim sendo, quando se trata de marketing digital, você pode ter resultados orgânicos ou resultados pagos, que direcionam o tráfego para o seu site. É aqui que o debate sobre o tráfego pago x tráfego orgânico é gerado. Os resultados orgânicos e os resultados pagos falam por si.

Onde o tráfego orgânico é estável a longo prazo, o tráfego pago é geralmente mais rápido. Se você tiver orçamento suficiente, poderá fazer as duas coisas, pelo menos no início.

Assim sendo, instale uma boa ferramenta de análise como o Google Analytics, crie páginas de destino e experimente testes A / B, definindo metas e formulários de vendas.

o que é tráfego orgânico?

5 Dicas de como conseguir tráfego orgânico:

1.    Defina a persona de sua estratégia de marketing digital;

Depois de deixar claro o valor agregado do tráfego orgânico para o seu negócio online, a próxima etapa é determinar quem você deseja alcançar.

Nesta etapa, você delineia seu público-alvo exato e fornece uma visão sobre onde eles estão online e como se comportam online. Você faz isso coletando informações e conduzindo pesquisas sobre o Como identificar o público-alvo para um Negócio Online? pretendido.

É importante realmente se colocar no lugar do seu grupo-alvo. Você faz isso conversando com eles, conduzindo pesquisas e entrevistas ou usando ferramentas que fornecem informações sobre o comportamento do usuário, como o Google Analytics.

Assim sendo, quanto mais específica for a demarcação do seu grupo-alvo, melhor você poderá responder às suas necessidades em sua estratégia de tráfego orgânico.

Uma ferramenta útil para especificar seu público-alvo é pensar em Personas. Personas são personagens imaginários, que você cria a partir de pesquisas, com o objetivo de representar diferentes clientes.

As Personas não são, portanto, apenas pessoas aleatórias, que você cria na hora, mas esboços de perfis de pessoas idealizadas, que realmente refletem seu grupo-alvo, como resultado de uma pesquisa completa.

Para isso, você dá a Persona um nome, traços, características físicas, visões e necessidades pessoais e assim por diante. Você pode fazer a descrição de Personas tão extensas quanto desejar.

O segredo das Personas é que você tenha uma imagem melhor do seu público-alvo e investigue quem realmente é o seu usuário. Embora as Personas sejam pessoas fictícias, elas podem realmente ajudar a tornar seu público-alvo real.

2.    Tenha conteúdo de qualidade;

É também muito importante descobrir qual é a identidade da sua organização e como a sua estratégia de conteúdo pode apoiá-la. Que mensagem você deseja transmitir com seu conteúdo?

Por exemplo, se sua organização tem uma missão ou visão corporativa, é importante considerar como o marketing de conteúdo pode contribuir para isso.

Assim sendo, certifique-se de ter uma imagem clara do valor agregado do marketing de conteúdo para a sua Persona. Só assim você poderá atrair potenciais clientes, através do tráfego orgânico.

3.    Compartilhe seu conteúdo em outras redes sociais;

Cada canal ou ferramenta de marketing digital tem suas próprias vantagens e desvantagens no tráfego orgânico. Portanto, estude com atenção antes de escolher um canal ou método.

Por exemplo, pense nas Personas que você criou, para descobrir onde elas estão online. Você pode querer usar qualquer canal de marketing de mídia social popular para isso, mas tenha em mente se isso é viável.

Assim sendo, considere se você tem o conhecimento e os recursos certos para manter os canais escolhidos! Além disso, lembre-se de outras limitações como o custo dos canais, a dificuldade de aprender tudo e o tempo que se deseja dedicar a isso.

Neste sentido, alguns exemplos de diferentes canais e métodos de marketing digital, que você pode usar em sua estratégia de tráfego orgânico, são:

  • Marketing de mídia social;
  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO);
  • Marketing de e-mail;
  • Marketing de influência;
  • Afiliação;
  • Marketing de conteúdo / blogs;
  • Marketing de vídeo;

4.    Otimize o SEO

O conteúdo é rei no mundo do SEO. Isso ocorre, pois, em uma estratégia de tráfego orgânico, o conteúdo é muito importante para a otimização do site. Portanto, se você tiver feito a melhor estratégia de conteúdo, seu site receberá mais tráfego.

Além disso, uma grande quantidade de conteúdo aumenta a chance de seu site receber mais tráfego e aumenta a otimização. Isso pode trazer visitantes em potencial ao seu site que ainda não conheciam seu site.

Deste modo, para criar a melhor estratégia de otimização de conteúdo, você precisa identificar os interesses da sua Persona.

5.    Tenha um site responsivo e organizado

Por fim, depois de concluir com êxito todas estas dicas, há uma última etapa no desenvolvimento de uma boa estratégia de tráfego orgânico: Fique atento a qualidade do seu site. Ele deve ser responsivo e organizado.

O panorama do tráfego orgânico está se desenvolvendo em um ritmo acelerado, então, se você não prestar atenção, logo ficará para trás. Além disso, não adianta coletar dados valiosos sobre seus usuários, se você não fizer nada com eles posteriormente.

Uma forte estratégia de marketing digital só pode ser elaborada permanecendo alerta o tempo todo e prestando atenção constante ao cumprimento de sua estratégia detalhada.

O tráfego orgânico oferece infinitas possibilidades, mas cabe a você aproveitar ao máximo tudo isso mantendo um site responsivo e organizado.

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Conclusão

Por fim, nas atividades de tráfego orgânico, a qualidade sempre vem antes da quantidade. Assim sendo, determine o objetivo com antecedência com um especialista e meça esse objetivo em horários fixos, discuta-os!

Obviamente, mais volume de negócios ou mais lucro costuma ser a razão. Isso só pode ser alcançado por um bom site e uma boa seleção e utilização de canais digitais.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre as principais dicas de tráfego orgânico, então, continue em nosso site e confira muito mais!

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