A elaboração de estratégias de sucesso no Instagram é um desafio para muitas organizações. Neste sentido, os momentos de atenção das pessoas estão ficando cada vez mais curtos, tornando o desafio ainda mais perceptível nesses curtos períodos.

Deseja chamar a atenção do seu público-alvo? Então, você terá que oferecer conteúdo exclusivo, criativo e que solucione os problemas do seu público-alvo, de forma simples e direta!

Você já ouviu isso antes, mas como aplicar? Não existe uma fórmula única por trás de um bom conteúdo, sendo que geralmente é muito difícil se destacar. Ainda assim, através das principais estratégias de sucesso no Instagram, você poderá criar uma forte conta no Instagram!

Estratégias de sucesso no Instagram: As 7 principais estratégias!

1.    Defina o seu nicho de mercado

O primeiro passo para poder avançar nas estratégias de sucesso no Instagram, é definir o seu nicho de mercado! Neste sentido, os empreendedores operam em diferentes nichos no Instagram. Esse nicho determina o tamanho da sua conta. Os nichos mais comuns são:

  • Moda / Beleza;
  • Viagem / Estilo de Vida;
  • Entretenimento;
  • Esporte;
  • Jogos;
  • Saúde;
  • Família;
  • Tecnologia;

Dentro desses nichos, você ainda tem sub-nichos diferentes. Por exemplo, um influenciador pode estar envolvido em decoração de casa, ioga, cuidados com crianças ou animais de estimação.

É importante para uma empresa (e também para o influenciador) encontrar uma boa correspondência entre o nicho de mercado e o plano de negócios, para que o público-alvo certo seja alcançado. Portanto, após definir em qual nicho atuar, agora é focar nele e trabalhar duro.

2.    O grande segredo

Porque as pessoas irão te seguir no Instagram? Qual motivo você dá para elas? Para isso, se coloque no lugar do seu público-alvo e analise se o seu perfil realmente tem valor!

De acordo com especialistas do Instagram, a postagem consistente no Instagram é extremamente importante para isso. Em geral, a regra se aplica: Três postagem por dia. Se isso não funcionar, tente postar conteúdo pelo menos uma vez por dia.

Neste sentido, vários estudos demonstraram que a postagem diária leva a um aumento de seguidores e a um maior envolvimento.

Com isso, você deseja transferir o “tom de voz” da sua marca para o seu público-alvo e não ser esquecido. Portanto, verifique também se o seu conteúdo se encaixa em seu nicho de mercado. Você deve permanecer reconhecível como uma marca.

É por isso que você vê regularmente que grandes influenciadores criam seus próprios “tema”, pelo qual, eles podem ser reconhecidos. Faça isso para sua marca também.

Por fim, você deve determinar em quais momentos você oferecerá seu conteúdo no Instagram. Para isso, não tenha medo de experimentar horários e momentos diferentes.

Por exemplo, pela manhã, os usuários podem prestar atenção às dicas de limpeza e no domingo, aos vídeos no IGTV sobre as tendências de calçados.

Assim sendo, ao testar os diferentes momentos, você pode determinar o que funciona melhor para as suas estratégias de sucesso no Instagram.

 estratégias de sucesso no Instagram

3.    O conteúdo

O conteúdo é rei. É ele que vai fazer com que seus seguidores permaneçam em seu perfil. Além disso, é através do seu conteúdo que você irá comercializar produtos ou serviços. Assim sendo, você deve estabelecer as suas próprias metas no campo do marketing de conteúdo no Instagram.

Infelizmente isso não é tão fácil. É claro que você percorrerá um longo caminho com postagens ativas no Instagram, mas no mundo do marketing de conteúdo, você deve continuar definindo metas para obter mais e mais impacto e manter seu sucesso online.

Portanto, através dos impactos do seu marketing de conteúdo, você poderá construir uma relação de confiança com seus seguidores do Instagram. Neste sentido, podemos destacar 4 dicas valiosas sobre postagem de conteúdo no Instagram:

  • Trabalhe em um plano de conteúdo;
  • Faça três postagens por dia;
  • Tenha consistência com frequência;
  • Tenha um calendário editorial de postagens;
  • Divida as postagens entre os melhores horários;
  • Dê mais atenção as imagens, mas varie o tipo de postagem;

Mas, além disso, há ainda outros aspectos que você deve considerar em suas estratégias de sucesso no Instagram, ao trabalhar com o marketing de conteúdo:

·         Postagem viral

Uma postagem que gera inspiração, motivação, emoção acaba trazendo novos seguidores para seu perfil. Claro que isso deve ter relação com o assunto do seu perfil (atenção ao nicho). Neste sentido, o conteúdo que se torna viral inclui:

  • Humor;
  • Inspiração;
  • Topicalidade;
  • Novidade;
  • Reconhecimento;
  • Emoção;
  • Curiosidade;
  • Ou é simplesmente fantástico;

·         Transmídia

O uso do transmídia é muito importante para as estratégias de sucesso no Instagram. O melhor é que seu funcionamento é muito simples: Basta direcionar seu público de outras contas de mídia social para o Instagram.

·         Sorteio

Para ganhar mais seguidores no Instagram, você pode trabalhar com sorteios em sua estratégia de conteúdo. Neste sentido, para poder participar dos sorteios, as pessoas precisam marcar de 5 a 10 amigos em suas postagens. Isso aumenta muito o alcance do seu conteúdo!

·         Stories

O Snapchat foi o primeiro a introduzir o recurso “Stories”, mas agora praticamente todas as redes sociais o copiaram, incluindo o Facebook e o Instagram.

Essencialmente, com os stories, é possível fazer upload de vídeos e fotos e depois transmiti-los para as pessoas que o seguem, sendo que, este conteúdo dura por 24 horas. Após esse tempo, os stories desaparecem.

Neste sentido, não há limite para quantos stories você pode compartilhar, e há toneladas de maneiras de apimentá-los. Assim sendo, para compartilhar uma foto ou vídeo nas stories, de forma bem-sucedida, siga estas etapas:

  • Adicione um destaque;
  • Adicione um link;
  • Mencione alguém nos stories;
  • Compartilhe suas próprias postagens nos stories;
  • Adicione uma menção as stories;
  • Faça uma pergunta aos seus seguidores;

·         IGTV

Atualmente, em todo lugar, o vídeo tem futuro, inclusive no Instagram. Neste sentido, o IGTV (Instagram TV) permite que as marcas criem suas próprias séries de vídeos no Instagram.

Deste modo, esta é uma ótima oportunidade para construir mais engajamento entorno do seu conteúdo no Instagram. O melhor é que tudo o que você precisa para criar uma conta IGTV agora é ter uma conta no Instagram.

Assim sendo, sua conta permite que você envie vídeos para o IGTV por meio do aplicativo Instagram. Além disso, o upload de um vídeo IGTV é muito simples, através do próprio Instagram!

Ganhar dinheiro com o IGTV

4.    Hashtags

O uso das hashtags é muito importante entre as estratégias de sucesso no Instagram, para que você possa conseguir mais seguidores.

Isso ocorre, pois, elas mostram para o Instagram o que sua postagem quer dizer e/ou em qual categoria ela está inserida. Deste modo, se você também quer começar a usar as hashtags no Instagram, deve ficar atento aos seguintes pontos:

  • As hashtags são marcações do assunto da sua postagem;
  • Utilize-as na legenda da sua postagem e / ou nos comentários;
  • Cuidado com a quantidade de hashtags utilizadas: Não passe de 30 por postagem;
  • Utilize poucas hashtags, focando nas melhores;
  • Sempre utilizar hashtags adequadas ao seu público-alvo;

Além disso, utilize hashtags que informe realmente o que está sendo postado, pois o Instagram poderá considerar seu conteúdo de pouca relevância se as hashtags e a postagem não forem relacionadas.

Repito, use somente as hashtags que fazem sentido para sua publicação. Além disso, é possível dividir as hashtags em 3 blocos, em função do nível de relevância delas para o nicho de mercado:

  • Pequenas: Até 500 mil publicações;
  • Médias: Até 1 milhão de publicações;
  • Grandes: Acima de 1 milhão de publicações;

Deste modo, quanto maior a relevância das hashtags, maior é o nível de utilização dentro do nicho de mercado. Para evitar um excesso de concorrência, o ideal é trabalhar com as hashtags de relevância média!

Além disso, tenha vários grupos de hashtags para variar nas publicações. Por fim, também tenha cuidado com as hastags banidas. Para saber se as hashtags que você está utilizando está banida, basta pesquisar por ela.

·         Como encontrar hashtags?

Para encontrar hashtags adequadas para as suas estratégias de sucesso no Instagram, você pode usar três métodos principais:

  • Busque por uma hashtags geral através do mecanismo de pesquisa do Instagram;
  • Analise uma publicação do mesmo nicho, que tenha muito engajamento;
  • Utilize aplicativos para encontrar hashtags, por exemplo: LEETAGS, TAGSFINDER, RAPDTAGS, top-hashtags.com, best-hashtags.com;

Com isso, a hashtag ajudará as pessoas a encontrar sua publicação. Mas, lembre-se que quanto maior for o número de postagens na hashtag, maior será a concorrência!

Assim sendo, pode ser que sua publicação “passe ligeiramente” pelo feed de um possível seguidor. Por isso que a frequência de postagem, no nível de relevância certo, é fundamental.

5.    Interação

Todo o objetivo das estratégias de sucesso no Instagram é fornecer conteúdo que os visitantes estão procurando. Para isso, você deve criar interação com o seu conteúdo! Por exemplo, pergunte aos usuários o que eles acham do seu serviço ou de onde eles vêm.

Neste sentido, entenda que ter apenas curtidas em uma publicação não é o seu objetivo. Você realmente precisa ter uma relação com os seus seguidores! Assim sendo, para gerar engajamento e interação em suas postagens, você pode usar as seguintes dicas:

  • Não interaja mecanicamente como se fosse um robô;
  • Curta os comentários que o seu público faz em suas postagens;
  • Comente os comentários que o seu público faz em suas postagens;

Neste sentido, varie a forma de interagir com o seu público-alvo. Para isso, por exemplo, você pode manter uma frequência de 40 interações por hora, mas, não exceda esta quantidade.

DIVULGAR NO INSTAGRAM

6.    Trabalhe em parceria com influenciadores

Os influenciadores são fortes no Instagram. Deste modo, ao trabalhar em parceria com influenciadores, o objetivo principal é criar conscientização para sua própria marca de maneira sutil. Assim sendo, escolha influenciadores que correspondem ao seu nicho de mercado.

O objetivo é que estes influenciadores compartilhem uma publicação sua, ou gravem um storie falando do seu perfil. Claro que isto é um investimento, mas que certamente vale a pena.

Uma maneira sutil de colaborar com um influenciador pode ser a aquisição. Isso significa que um influenciador assume temporariamente a sua conta do Instagram. Deste modo, ele ou ela publica fotos e vídeos durante o dia, atraindo muita publicidade.

7.    Anúncios

Já a alguns anos, você pode anunciar no Instagram. Entretanto, o advento dessa opção de publicidade exige estratégias de sucesso no Instagram, que sejam apropriadas para alcançar o público-alvo certo:

·         Determine o objetivo da sua campanha

Escolha um objetivo mensurável. Você está buscando maior reconhecimento da marca, mais tráfego para o seu site ou você quer apenas mais seguidores?

Lembre-se de que o Instagram se presta melhor às metas de marca e você pode mensurá-las pelas três metas de anúncios do Instagram: Cliques na loja virtual, número de anúncios de instalação para aplicativos para dispositivos móveis e número de visualizações de vídeo.

Assim sendo, primeiro experimente um orçamento pequeno, para que você aprenda e compreenda rapidamente quais metas são realistas.

·         Mostre que você entende o meio

É extremamente importante que você entenda o valor agregado da mídia e use-o em sua campanha. Neste sentido, o Instagram é uma rede visual. É tudo sobre inspiração através de imagens.

Deste modo, compartilhar o conteúdo certo deve ser o ponto de partida para configurar uma campanha de anúncios no Instagram.

Mas, apenas compartilhar uma imagem com um breve texto não será suficiente. Você deve se destacar entre a enorme oferta de qualidade. Para isso, seja original, criativo, autêntico e, acima de tudo, mantenha-se fiel à identidade da sua empresa.

Use situações da vida real e integre pessoas e objetos, com os quais, os fãs se sentem conectados. Isso garante anúncios reconhecíveis e geralmente gera taxas de cliques mais altas.

·         Foco no cliente

É uma maneira lógica de pensar: “Quero vender meu produto, por isso compartilho informações sobre o produto”. Entretanto, no Instagram, essa maneira de pensar tem poucas chances de sucesso. Deste modo, você deve focar no engajamento e interação com o público-alvo.

Assim sendo, conecte-se com seus clientes contando a história pessoal por trás de sua marca, fazendo perguntas e respondendo a comentários. Concentre-se na construção de um relacionamento.

estratégias de sucesso no Instagram

·         Motivar

Se você deseja promover um serviço ou produto específico através de estratégias de sucesso no Instagram, forneça inspiração e motivação. Por que alguém agiria ao ver seu anúncio?

Na maioria dos casos, eles fazem isso porque se sentem pessoalmente endereçados, se reconhecem em uma determinada expressão ou estão motivados a fazer algo com sua mensagem.

·         Analise e antecipe

A publicidade do Instagram é trabalhada através do Facebook. Isso significa que você também pode analisar de maneira semelhante. Portanto, dê uma olhada crítica nas estatísticas:

  • Quais imagens apresentam melhor desempenho com seu público-alvo?
  • Qual texto oferece mais interação?

Assim sendo, com estes dados, analise qual conteúdo agrada a seus fãs e preveja isso em sua próxima campanha. E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre as principais estratégias de sucesso no Instagram, então, continue em nosso site e confira muito mais!

[su_note note_color=”#EFF572″ text_color=”#3333FF” radius=”3″ class=””]NÃO PERCA MAIS TEMPO ! Conheça o Treinamento mais completo para quem quer iniciar um Negócio na Internet de Sucesso do ZERO. Para saber mais clique AQUI [/su_note]

 

 

 

Saiba como iniciar seu Negócio Online do Zero

Solicite seu E-Book Grátis Abaixo e Assista o Vídeo que Mudou a Vida de Muitas Pessoas enquanto envio o seu e-book para o seu email

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.