gatilhos mentais para vendas

De muitas maneiras, a psicologia possui gatilhos mentais para vendas. Neste sentido, como todos sabemos, não basta apenas ter o melhor e mais barato produto do seu nicho de mercado para obter sucesso ao vender online.

Seu site também deve ter sucesso na arte da persuasão. Felizmente, existem vários gatilhos mentais para vendas que podem ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Em nosso artigo de hoje, iremos lhe apresentar 10 destes gatilhos. Confira!

Gatilhos mentais para vendas: os 10 melhores atualmente!

Quer vender mais com o seu site? Graças aos gatilhos mentais para vendas, você pode responder facilmente a comportamentos humanos inevitáveis ​​e aumentar as chances de venda. Neste sentido, ajudamos você a fazer uso inteligente dos princípios de influência de Cialdini:

1.    Reciprocidade

Dê um pouco, tome um pouco. Uma declaração que pode ser aplicada em muitas situações, especialmente no atual cenário online. Todos nós queremos algo, de preferência, no momento e gratuitamente, e isso é ótimo.

Parece-me claro que as empresas não podem distribuir produtos gratuitos o tempo todo, mas certamente existem outras maneiras de obter a gratidão valiosa de seus clientes.

Para começar, trabalhar com uma estratégia de marketing de conteúdo de qualidade já é o primeiro passo para despertar a reciprocidade em seu público-alvo.

Neste sentido, há certos problemas que levantam muitas questões. Assim sendo, se você conseguir fornecer as respostas corretas para isso, os clientes em potencial ficarão muito agradecidos.

Isso aumenta a chance de eles entrarem em contato com você, se estiverem dispostos a comprar algum tipo de produto ou serviço que seja relacionado a este problema.

2.    Compromisso/ coerência

Garantir um forte compromisso de um cliente é um enorme desafio para todos os profissionais de marketing digital da atualidade. Neste sentido, quantas vezes você pensou: “Se eles experimentassem o produto, adorariam”?

Deste modo, surge a grande questão deste tipo de gatilhos mentais para vendas: Como você pode gerar esse senso de compromisso com o seu cliente no mercado online?

Obviamente, distribuir amostras é logicamente difícil para muitas empresas de comércio eletrônico. Por isso, ironicamente, a melhor maneira de promover o compromisso é criar uma estratégia de vendas sem compromisso, onde os clientes têm acesso a um sistema fácil de devolução.

Portanto, a ativação de uma política de devolução “compre agora, decida mais tarde” cria com o seu público-alvo um sendo de compromisso com a sua marca.

O compromisso pode surgir assim que o cliente abrir o pacote. Portanto, em vários lugares, você deve indicar que as devoluções podem ser feitas gratuitamente e que os pagamentos podem ser feitos posteriormente. Isso garante um limite baixo de devoluções.

gatilhos mentais para vendas

3.    Aprovação social

A pressão social como meio de recomendação é uma arma incrivelmente poderosa para influenciar novos potencias clientes. Basta pensar em quando você estava no ensino médio.

As chances são de que, quando o colega de classe tinha um Nike Air Max, o resto da turma também queria um igual em pouco tempo. Este é certamente um dos gatilhos mentais para vendas mais poderosos que existe!

As empresas podem tirar proveito disso usando todas as suas redes sociais, nas quais, estamos todos envolvidos atualmente. Os botões de compartilhamento de mídia social nas páginas de cada produto permitem que os clientes compartilhem suas escolhas e façam recomendações.

Além disso, pode ser muito lucrativo mostrar o número de pessoas que visualizaram ou compraram um item específico naquele dia.

Da mesma forma, as opiniões dos clientes também podem ser uma persuasão poderosa. Embora esse não seja um fenômeno novo, disponibilizá-lo na página de venda dos produtos pode fornecer credibilidade adicional a potenciais clientes.

Na verdade, este gatilho mental é muito simples: É mais provável que as pessoas façam algo se pessoas com ideias semelhantes já tiveram uma experiência semelhante.

4.    Afeto

Você pode fazer uso inteligente da simpatia para vender mais em seu site, criando uma relação de afeto com o seu público-alvo. Neste sentido, tendemos automaticamente a fazer compras de vendedores que são como nós.

Chamamos popularmente isso de “premiação”, que psicologicamente tem a ver com o sentimento de afeto. Os vendedores usam esse truque psicológico para vender mais, por exemplo, notificando que eles já possuem o mesmo produto em casa, por exemplo.

Assim sendo, para que você possa usar este tipo de gatilhos mentais para vendas, certifique-se de conhecer a fundo o seu grupo-alvo da melhor forma possível, ajustando o seu conteúdo de acordo com os dados que você tem.

Com isso, tente pintar uma imagem que os clientes reconheçam. Por fim, você pode trabalhar com uma abordagem diferente com cada grupo de clientes, para gerar afeto!

gatilhos mentais para suas vendas

5.    Autoridade

Confiamos no médico de jaleco branco nas situações mais difíceis da vida. Portanto, se ele sugere algum tipo de tratamento, nós sempre aceitamos, pois temos certeza de que isso é o melhor!

Neste sentido, as pessoas seguem facilmente as recomendações de especialistas, quando as pessoas realmente reconhecem a autoridade deste especialista.

Mas, se o médico não estivesse vestindo um jaleco branco, mas sim, apenas de calça jeans e com um suéter simples, os estudos de Robert B. Cialdini, mostram que as pessoas seriam menos propensas a aceitar as suas recomendações.

Isso ocorre, pois, nosso cérebro está configurado para confiar na autoridade, se ela vier acompanhada de um certo padrão.

Portanto, a autoridade pode ser irradiada de várias maneiras, para que você também possa fazer uso conveniente deste tipo de gatilhos mentais para vendas.

Você está vendendo um produto e deseja irradiar mais autoridade? Se sim, então, trabalhe preferencialmente com marcas já conhecidas e, também, use uma classificação por estrelas ao promover os produtos: 5 estrelas geram um importante grau de autoridade.

Você é membro de uma associação que recebeu prêmios? Use-os para atrair seus visitantes através da autoridade. Deste modo, será mais fácil gerar mais vendas online!

6.    Escassez

A escassez desencadeia uma forma importante de competição em nós, sem que possamos fazer nada a respeito. Assim sendo, você pode facilmente vender mais ao usar o princípio da escassez em seu site.

Curioso sobre como você pode efetivamente usar a escassez através de gatilhos mentais para vendas? Analise o site do Booking.com, por exemplo.

O site do Booking sempre indica que eles só têm mais “1 quarto disponível”. De fato, o penúltimo quarto foi reservado há 10 minutos. A oferta é escassa, por isso, você quer reservar algo rapidamente.

Assim sendo, você também pode usar a escassez como um truque psicológico inteligente para vender mais em seu site. Deste modo, indique que o estoque é limitado ou que sua oferta é válida apenas temporariamente. Os visitantes serão automaticamente inclinados a agir.

gatilhos mentais como estratégia de vendas

7.    Urgência

Urgência é uma tática que pode ajudar a aumentar as conversões. Por exemplo, imagine duas lojas idênticas e uma com uma placa “aberta” e a outra indicando que ela estará “aberta por tempo limitado”! Qual delas você visitará primeiro?

Neste sentido, todo mundo tem medo de perder algo, seja isso divertido ou relevante, por exemplo. Deste modo, mostrar uma disponibilidade limitada é uma boa maneira de responder a este tipo de gatilhos mentais para vendas.

Ao indicar e enfatizar a urgência, você pode converter instantaneamente uma limitação, como baixos níveis de estoque, em vantagem.

De forma complementar, a relação deste gatilho mental, em relação ao gatilho da escassez, é que você aqui precisa criar o sentimento de urgência em seu público-alvo!

8.    Antecipação

Atualmente, nos negócios online, a análise da antecipação de mercado é um conjunto de cálculos estatísticos de afinidade, que ajudam os empreendedores a entender melhor seus clientes, destacando os padrões de compra.

Em termos mais simples, a antecipação mostra quais combinações de produtos ocorrem com mais frequência em certos pedidos. Com isso, é possível trabalhar com o princípio da antecipação!

Assim sendo, este tipo de gatilhos mentais para vendas pode ser usado ​​para aumentar a lucratividade por meio de vendas cruzadas, recomendações, promoções ou até a oferta de um novo tipo de produto ou serviço.

A abordagem baseia-se na teoria de que os clientes que compram um determinado item (ou grupo de itens) têm maior probabilidade de comprar outro item específico (ou grupo de itens).

Por exemplo, em um restaurante de atendimento rápido, se alguém compra um sanduíche e biscoitos, então, é mais provável que esta pessoa também compre uma bebida, se comparado com alguém que não comprou um sanduíche.

Aplicado mais profundamente, a antecipação permite que as empresas identifiquem os principais produtos, aqueles que os diferenciam no mercado e que poderiam prejudicar os negócios se não estivessem disponíveis ou se fossem muito caros.

Por exemplo, os itens gourmet ou outros itens especiais de uma mercearia podem ter um número de vendas limitado, mas os clientes que estes produtos atraem (e seus gastos subsequentes), podem justificar um posicionamento de alta visibilidade.

Da mesma forma, os clientes que fazem pedidos pelo aplicativo da empresa, podem estar interessados ​​em itens ou combinações que oferecem pontos de fidelidade extras.

Entretanto, a geração de informações confiáveis, ​​a partir da antecipação, geralmente requer grandes volumes de dados transacionais. É difícil processar grandes conjuntos de dados sem recursos de armazenamento e computação altamente escaláveis.

Mas, as arquiteturas modernas de dados, baseadas na nuvem, permitem análises mais ágeis com a capacidade de testar várias teorias do comportamento do cliente ou examinar a eficácia de uma recente campanha de marketing.

gatilhos mentais para vender

9.    Novidade

Um dos principais gatilhos mentais para vendas certamente é a Novidade. Neste sentido, vemos como grandes marcas usam este tipo de gatilho a cada ano, lançando uma nova versão do mesmo produto! Isso ocorre, pois, quando há algo novo, as pessoas querem comprar!

Mas, para isso, concentre-se em conhecer o seu público antes de lançar qualquer novo produto. Além disso, se você tiver algumas centenas de pessoas em sua lista de e-mail marketing, poderá iniciar um programa de pré-vendas online por e-mail.

Assim sendo, comece a promoção a tempo. Aqueça as pessoas e crie agitação em seu mercado, com a novidade que você está lançando. Não tenha medo de mencionar isso com frequência.

10. Relação dor x prazer

O treinamento tradicional de vendas ensina que o processo de vendas começa com as necessidades do seu público-alvo: “Descubra o que seus clientes potenciais precisam e depois entregue isso a eles”. O problema é que isso não é estritamente verdade.

Seus clientes não estão motivados para comprar o que precisam. Seus clientes estão motivados para comprar o que querem. É uma mudança sutil, mas vital em relação aos gatilhos mentais para vendas.

Assim sendo, você precisa entender o que motiva as pessoas se quiser atingir uma porcentagem maior de vendas. Neste sentido, provavelmente todo mundo já passou por uma situação de compra que se tornou uma questão de necessidades (dor) versus desejos (prazer).

Digamos que você esteja procurando um veículo para dirigir para o trabalho. No fundo, você sabe que um carro usado confiável seria perfeitamente adequado para o que você precisa. Então, por que você se encontra em uma concessionária, olhando para carros novos?

Depois que você reconhece que atender às suas necessidades de transporte, com um carro usado, não faz você se sentir bem, então, você vê que quer sentir prazer em ter um carro novo. Você não precisa de um carro novo. Você quer um carro novo. E sua mente vai ajudá-lo a obtê-lo.

Esse cenário é um exemplo de um conceito psicanalítico chamado princípio da dor e do prazer, desenvolvido primeiramente por Sigmund Freud, que você pode usar com grande efeito em suas estratégias de vendas online.

Esse conceito afirma que nascemos no mundo buscando gratificação, encontrando prazer e evitando a dor. Essas são as duas únicas motivações principais para as pessoas tomarem medidas, em qualquer situação.

Mas, vale ressaltar que seus clientes são motivados a agir com muito mais frequência por causa da dor do que por causa do prazer: A dor é mais imediata e gera emoções mais fortes.

Portanto, as pessoas tentam evitar sempre a dor. Assim sendo, ofereça soluções para se evitar a dor, mas que também gere prazer!

Conclusão

Os truques psicológicos dos gatilhos mentais para vendas ajudam você a configurar uma estratégia de vendas mais inteligente. Isso lhe dá a oportunidade de aumentar o volume de negócios da sua loja online.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre os principais gatilhos mentais para vendas, então, continue em nosso site e confira muito mais!

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