Pessoas que contam histórias inspiram as organizações a registrar, contar e compartilhar sua história corporativa! Esta é a base do storytelling! Neste sentido, para saber mais, confira o nosso artigo de hoje!

aprenda a fazer uma storytelling

O que é storytelling e para que serve?

Storytelling é um método de comunicação inspirador, que conecta as pessoas. Storytelling é um termo que pode ser traduzido como “contar histórias”, sendo que, com isso, é possível promover abertura, confiança e solidariedade com o seu público-alvo.

Antes que seu público esteja disposto a ouvi-lo, você precisará compartilhar sua história e mostrar o motivo pelo qual essa história é tão importante para eles. Assim sendo, o storytelling oferece os pontos de partida para encontrar, contar e compartilhar a sua história.

Da mesma forma, o storytelling coloca as empresas em movimento. Isso ocorre, pois, é possível fortalecer uma estratégia de negócios ou mesmo, guiar as técnicas de vendas online da sua empresa por meio de um processo de mudança.

Metas, protocolos e estratégias! Tudo isso pode ser incorporado no processo de storytelling. Deste modo, você melhora a capacidade de autoaprendizagem de uma organização pela raiz.

Portanto, para este tipo de estratégia, é preciso deixar que os funcionários contem sua própria história, durante sessões especialmente organizadas. Em outras palavras, ouçam uns aos outros, aprendam uns com os outros e espalhem este conteúdo para o seu público-alvo!

O que é storytelling no marketing?

Você está se perguntando como pode usar uma estratégia de storytelling para sua empresa? Continue lendo, porque neste artigo vou lhe contar o segredo por trás da fórmula de toda boa história corporativa.

A arte de contar histórias é tão antiga quanto a humanidade. Nós, humanos, precisamos de histórias tanto quanto de oxigênio, água e comida. É por isso que lemos contos de fadas para nossos filhos e gostamos de ir ao cinema.

As histórias tocam nossos sentimentos, nos levam a uma montanha-russa emocional, que nos mantém fascinados. Além disso, podemos lembrar histórias muito melhor do que informações “secas”. As histórias são, portanto, ideais para a transferência de conhecimentos e experiências.

·         Narrativa corporativa

Uma grande diferença entre narrativa corporativa e uma história normal é que a narrativa corporativa, se tudo correr bem, está ligada a um tema amplo e abrangente.

Por exemplo, pense na Volvo, que usa “segurança” como um tema central da sua estratégia de storytelling. Assim sendo, todas as histórias individuais estão vinculadas ao tema da segurança. É por isso que, ao contar histórias, você pode desenvolver a narrativa corporativa:

  • As pessoas têm necessidade de significado e querem se identificar com algo maior do que elas. A narração de histórias é a força inspiradora na apresentação de nós mesmos e da história da organização;
  • Contar histórias é a forma mais natural de comunicação;
  • Ao informar fatos e números, a narrativa permite que os funcionários experimentem o que significam;
  • A narrativa envolve os funcionários em processos de mudança;
  • Clientes e histórias de sucesso dão vida às metas de negócios;
  • A narrativa se concentra no diálogo e na interatividade e, portanto, é muito eficaz na construção de comunidades.

Assim sendo, uma “narrativa corporativa” torna uma estratégia de storytelling escalonável. Cada história individual reforça a mensagem central, por assim dizer.

·         O caso de sucesso da Toyota

Um bom exemplo de narrativa corporativa bem executada é a Toyota. Sua narrativa corporativa gira em torno da maneira como a Toyota melhora continuamente os processos de produção e como ela compartilha seus processos com o mundo.

Por exemplo, especialistas da Toyota ajudaram um banco de alimentos em Nova York a distribuir embalagens de alimentos com muito mais eficiência após a supertempestade Sandy.

Se essa bela história existisse sozinha, provavelmente logo esqueceríamos o papel da Toyota. Mas sob o lema “Acreditamos que quando boas ideias são compartilhadas, grandes coisas podem acontecer”, a Toyota ajuda muito mais organizações e empresas a produzir com mais eficiência.

E cada projeto reforça todos os outros projetos e, portanto, a narrativa corporativa. Neste sentido, o poder de uma estratégia de storytelling está em:

  • Ordem:Uma história organiza eventos e os coloca em um quadro. Isso cria paz e visão geral, tornando mais fácil para as pessoas se identificarem;
  • Conexão:Uma história conecta pessoas. Se vocês compartilham uma história, isso cria um vínculo;
  • Significado: As histórias dão sentido aos acontecimentos, explicam o porquê e dão motivos para tomar um novo rumo;
  • Percepção: As histórias não se concentram apenas na proporção, mas também no sentimento. As pessoas são abordadas e tocadas, a história evoca emoções;
  • Orientação: As histórias fornecem às pessoas um controle e fornecem direção em tempos incertos.

Uma estratégia de storytelling, portanto, começa com a determinação desse tema principal e abrangente, a narrativa corporativa. Se você ainda não tem isso claro para sua organização, eu começaria com isso.

estratégias de storytelling

Como montar um roteiro para storytelling?

1.    Comece com o seu “porquê”

Um excelente ponto de partida para qualquer busca de sua narrativa corporativa é descobrir o “porquê” de sua empresa. Por que você faz o que você faz? Qual é a razão de ser da sua organização? Esta será a base de sua estratégia de storytelling!

2.    Onde você encontra histórias?

Ok, você conhece sua narrativa corporativa, mas onde encontra as histórias agora? A primeira dica que quero dar a esse respeito é que essa busca começa muito antes de você começar a escrever uma história. Afinal, o que os bons escritores fazem mais do que escrever?

Certo, buscar conhecimento! Assim sendo, leia, ouça e assista! Sem entrada, sem saída. É simples assim. Portanto, para isso, visite vários blogs todos os dias. Leia livros, assista a documentários e ouça podcasts e audiolivros como preferir.

Além disso, você pode registrar todas estas informações coletadas durante as suas viagens. Uma boa história é formada por um rico conjunto de informação.

Deste modo, bons contadores de histórias também são colecionadores de informações! Eles mantêm constantemente artigos interessantes que encontram em seus smartphones.  Você deve continuamente reunir fatos e inspiração.

Ajuda se você tiver um calendário editorial disponível, com tópicos para artigos futuros. Salve tudo o que você acha que pode usar mais tarde. Por exemplo, no Evernote ou em um documento do Google.

No momento em que você começa a escrever, você já tem muito do seu material em mãos. Isso economiza muito tempo em seu processo criativo.

3.    Como você conta a história?

Você pode contar cada história de diferentes formas. Assim sendo, a mesma história pode ser muito chata ou muito emocionante. A maneira como você conta uma história, portanto, determina em grande parte se seus leitores, ouvintes ou espectadores irão se fascinar ou não.

É por isso que certamente vale a pena pensar cuidadosamente sobre a estrutura de sua estratégia de storytelling. Não apenas no conteúdo.

Comece formulando a ideia central: A mensagem principal. Qual mensagem deve ficar na mente do seu público-alvo? O que você deseja alcançar com essa história?

Aprenda a fazer sua narrativa infalível

Michael Hauge, assessor roteiristas de Hollywood há 35 anos, é um grande teórico das estratégias de storytelling. Segundo ele, toda boa história tem os seguintes cinco elementos essenciais:

  • Um herói. O personagem principal a quem podemos concentrar nossa atenção. A figura que naturalmente nos interessa.
  • Empatia. Devemos ser capazes de sentir empatia por aquele herói. Ou gostamos do herói ou sentimos pena dele ou dela. Deve haver um vínculo psicológico entre nós, como espectadores, e o personagem principal.
  • Um desafio. O personagem principal deve ter um objetivo difícil de alcançar. Ele ou ela deve querer muito alcançar algo, até mesmo desesperadamente.
  • Este desafio deve parecer uma tarefa impossível para o espectador. O herói tem que lutar muito por isso. Nenhuma história sem conflito obtém sucesso. Quanto maiores os obstáculos que o herói tem de superar, mais emoção a história evoca.
  • Para atingir seu objetivo, o herói deve arriscar tudo. Ele ou ela deve superar seus piores medos.

Se um desses cinco elementos estiver faltando, o roteiro terá pouca ou nenhuma chance de ter sucesso. Assim sendo, estes elementos fazem parte de uma narrativa infalível para o storytelling!

narrativa de storytelling

Conclusão

As histórias são essenciais para nós, seres humanos. Isso ocorre, pois, as histórias dão sentido a nossa existência, ensinam comportamentos e transmitem conhecimentos.

Portanto, se projetarmos esses dados para o mundo dos negócios, vemos que podemos aplicar o storytelling em uma estratégia de marketing digital.

Neste sentido, o que falta atualmente para muitas empresas é uma visão compartilhada e apoiada dos seus projetos futuros. Neste caso, implementar uma mudança organizacional ou uma nova estratégia de vendas está, portanto, fadado ao fracasso antecipado.

O sucesso de uma empresa é determinado, com precisão, pela criação de uma visão comum, através de uma estratégia de storytelling.

As pessoas, tanto funcionários, quanto potenciais clientes, precisam sentir que a mensagem principal da estratégia de conteúdo da sua empresa é realmente importante. Legitimidade é mostrar esta mensagem através de histórias.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como montar uma storytelling, então, continue em nosso site e confira muito mais!

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