gerenciar seu tempo

Como empreendedor digital, você deve saber perfeitamente como gerenciar seu tempo da melhor forma possível. Neste sentido, graças ao gerenciamento de tempo, você garante que tudo corra bem para o seu negócio online.

Mas, você realmente consegue administrar bem o seu tempo? Deste modo, trabalhar no seu desenvolvimento pessoal, ao aprender como gerenciar seu tempo, é de fundamental importância para o sucesso nos negócios!

Para lhe ajudar com isso, a seguir, compartilho cinco estratégias, que certamente poderão lhe ajudar com o gerenciamento do seu tempo. Confira!

Gestão de tempo e produtividade

O recurso mais escasso e importante que temos: O Tempo. Deste modo, planejar e executar as suas atividades, com menos estresse e mais tempo, é o que todos queremos.

Neste sentido, em um ambiente profissional, um ajuste significativo do método de trabalho pode economizar muito tempo. Você economiza horas de trabalho, mas também, você investe no seu próprio bem-estar e na satisfação dos seus funcionários.

Para isso, primeiro devemos ver mais de perto o bom uso de uma agenda de trabalho. A programação inteligente limpa sua mente: Sua agenda se torna seu primeiro e melhor consultor. Afinal, o estresse é o pior conselheiro de planejamento.

Em seguida, é necessário desenvolver um pensamento de “projeto”. Com isso, você aprende a converter objetivos em projetos, desdobrar projetos em pontos de ação, monitorar e agendar pontos de ação e, então, rastrear e desconectar “nós”.

Neste sentido, também devemos analisar como podemos atender com eficiência as demandas de nossa equipe e clientes. Essa abordagem leva a acordos sustentáveis, menos discussão e economia de tempo. Por fim, você deve avaliar sua acessibilidade, fisicamente e digitalmente.

O que é gestão de tempo?

Para muitos empreendedores, parece que não há tempo suficiente dentro de um dia de trabalho. Entretanto, isso apenas ocorre quando não se sabe como gerenciar seu tempo.

Assim sendo, o gerenciamento eficaz do tempo é um processo de planejamento e organização, para que você saiba como dividir seu tempo entre atividades.

Com isso, ao gerenciar seu tempo, você aprende a trabalhar de maneira mais inteligente, fazendo muito mais, em menos tempo. Da mesma forma, se você não administrar seu tempo de trabalho, isso irá prejudicar toda a sua eficiência, causando estresse.

Mas, para isso, o bom gerenciamento do tempo requer uma mudança importante no foco das atividades para os resultados: Estar ocupado não é o mesmo que ser eficaz. Mas, ironicamente, o oposto costuma estar mais perto da verdade. Portanto, tenha atenção na gestão do tempo!

O que é gestão da produtividade?

A produtividade é uma medida geral da capacidade de produzir um bem ou serviço. Mais especificamente, a produtividade é a medida de como os recursos especificados são gerenciados para cumprir os objetivos oportunos, conforme declarado em termos de quantidade e qualidade.

Portanto, no contexto do gerenciar seu tempo, a produtividade é um conceito com várias definições! Por exemplo, no conceito objetivo, a produtividade pode ser medida, de preferência em relação a um padrão universal.

Assim, as organizações podem monitorar a produtividade por motivos estratégicos, como planejamento corporativo, melhoria da organização ou comparação com concorrentes.

Mas, também pode ser usado por motivos táticos, como controle de projeto ou controle de desempenho, de acordo com o orçamento.

Por fim, a produtividade também é um conceito científico e, assim, pode ser definida de forma lógica e observada empiricamente. Deste modo, pode ser medida em termos quantitativos, o que o qualifica como uma variável.

No entanto, uma definição absoluta de produtividade não é muito útil! Para quem quer aprender como gerenciar seu tempo, é muito mais útil compreender a produtividade como um conceito que lida com a eficiência do seu trabalho.

Por que gerenciar o tempo?

Para muitos empreendedores, pode parecer um pouco contra intuitivo dedicar um precioso tempo para aprender sobre como gerenciar seu tempo, em vez de usar este mesmo tempo para continuar com seu trabalho.

Entretendo, ao entender a importância do gerenciamento do tempo para o seu sucesso, você verá que os benefícios de gerenciar seu tempo são enormes:

  • Ampliação nas oportunidades de desenvolvimento e otimização.
  • Aumento na sua reputação profissional.
  • Maior eficiência e produtividade.
  • Menor nível de estresse.
  • Criação de novas oportunidades para alcançar objetivos profissionais e pessoais.

Assim sendo, da mesma forma, se você deixar de gerenciar seu tempo de forma efetiva, isso pode ter diversas consequências indesejáveis, como:

  • Ineficiência em seu fluxo de trabalho.
  • Haverá prazos não atendidos.
  • Maiores níveis de estresse.
  • A criação de uma má reputação profissional.
  • Péssima qualidade no seu produto.

Portanto, investir um pouco de tempo aprendendo sobre técnicas de gerenciamento de tempo terá enormes benefícios agora, bem como, no longo de sua carreira.

Assim sendo, identifique o que pode lhe distrair durante seu horário de trabalho! Após isso, você pode aplicar as estratégias apresentadas a seguir, para estar mais “presente” em suas atividades diárias, através do gerenciamento do seu tempo!

Estratégias para gerenciar o tempo e a produtividade

1.    Defina prioridades honestamente

Priorize de forma justa. Assim sendo, ao gerenciar seu tempo, nem tudo precisa ser feito imediatamente. Você pode usar o modelo de Eisenhower, no qual as tarefas são divididas em 4 quadrantes:

  • Urgente e importante.
  • Urgente, mas não importante.
  • Não urgente e importante.
  • Não urgente e não importante.

2.    Use também sua própria agenda

Use sua própria agenda e planeje todas as tarefas que você precisa realizar. Deste modo, planeje também a preparação dos pontos de discussão dos seus projetos, tempo para ler documentos, tempo para trabalhar em um projeto e assim por diante.

3.    Técnica Pomodoro

Use um cronômetro em algumas atividades. Por exemplo, reserve meia hora para ler documentos. Defina um cronômetro e pare após completar meia hora. Após um breve descanso, você pode recomeçar a ler o documento!

Neste sentido, a essência da técnica Pomodoro é a seguinte: Você trabalha em blocos de meia hora. Cada meia hora representa um Pomodoro. Antes de iniciar uma tarefa, estime o número de blocos que você acha que precisará.

No início de cada meia hora, ajuste o cronômetro para 25 minutos. É importante que você não deixe nada nem ninguém o distrair durante esse tempo. Para isso, escolha um local de trabalho tranquilo onde você possa trabalhar sem ser perturbado.

Quando o alarme tocar, após 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos para tomar um café ou chá, ir ao banheiro ou dar uma caminhada. Depois de 4 Pomodoros, faça uma pausa de 15 minutos.

4.    Feche bem o seu dia de trabalho

Para gerenciar seu tempo, você deve priorizar tarefas em todos os dias: O que você vai fazer e quando? Portanto, faça isso no final do dia de trabalho, para que possa começar o dia seguinte com tranquilidade. Use a última meia hora para fazer sua programação para o dia seguinte.

5.    Colher por colher

“Como se enterra um elefante com uma colher de chá?” A resposta: Colher por colher. Uma piada boba, mas com uma grande verdade. Realmente ajuda se você dividir tarefas grandes em pedaços pequenos. Depois disso, você pode planejar cada pequeno período de tempo.

E se você gostou do nosso artigo de hoje, sobre como gerenciar seu tempo, então, continue em nosso site e confira muito mais!

 

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