O e-commerce é um modelo de negócios onde, empresas de todos os tamanhos, conduzem negócios online, vendendo produtos ou serviços, recebendo pagamentos e fornecendo suporte aos seus clientes.

Portanto, o e-commerce é simplesmente uma forma de fazer negócios na Internet. Você pode usá-lo para vender produtos (físicos e digitais) e alguns serviços. É adequado para qualquer tipo de negócio: Desde um empresário independente até uma grande multinacional.

No entanto, você deve se lembrar de que o e-commerce não se trata apenas de compra e venda. Trata-se de todo o processo de um negócio online, como: Localizar, atender e apoiar o cliente, antes, durante e depois da venda.

O que é E-commerce e para que serve?

Quando se pensa em e-commerce, a maioria das pessoas pensam principalmente no comercio de produtos pela internet. No entanto, há muito mais para este termo.

A letra “e”, no termo e-commerce, significa eletrônico. Deste modo, o e-commerce pode ser traduzido como comércio eletrônico. Este conceito, portanto, abrange toda a coleta, compartilhamento e transações online.

Vale ressaltar que o conceito e-commerce surgiu em uma transação online, feita na Filadélfia, em 1994, a um custo de US $ 12,48. Deste então, o setor está crescendo a uma taxa média anual de 23%, com vendas online em todo o mundo de US $ 1,83 trilhão. E isso é apenas no setor de varejo.

Este crescimento é, portanto, enorme e espera-se que aumente ainda mais nos próximos anos. Por isso é tão interessante não ficar para trás aqui. Deste modo, certifique-se de estar bem preparado e de ter uma boa estratégia de e-commerce.

Qual diferença entre E-commerce e loja virtual?

A sua empresa é uma loja virtual ou uma plataforma de e-commerce, que reúne oferta e demanda? Essa é uma questão essencial ao determinar as regras do jogo com seus clientes ou usuários.

Deste modo, para compreender esta diferença, você precisa analisar questões, como: Como é o lado jurídico do seu modelo de negócios? Qual serviço você fornece exatamente? Você estabeleceu até que ponto a sua responsabilidade se estende?

Para um sucesso sustentável, é importante que você tenha um modelo de negócios legal claro e que seus contratos com fornecedores e compradores correspondam a isso.

·         Determine o seu modelo de negócio: Loja virtual ou plataforma de E-commerce

Determine como você opera: Sua empresa é uma loja virtual ou uma plataforma de e-commerce? Para colocá-lo visualmente: Você quer ser a loja ou o centro comercial guarda-chuva, que abriga outras lojas?

Assim sendo, é importante considerar a natureza de sua atividade. A natureza de sua atividade característica é “comprar e vender” ou sua atividade característica consiste em “facilitar que fornecedores e compradores se encontrem”?

·         Recursos de uma loja virtual e de uma plataforma de E-commerce

Ao fazer a si mesmo perguntas sobre as características de suas atividades, você pode chegar ao cerne de seu modelo de negócios.

Deste modo, as respostas a essas perguntas são importantes para a interpretação jurídica do seu modelo de negócios. Sua escolha deve estar refletida nas regras do jogo que você deseja acordar com seus clientes ou usuários.

o   Loja virtual:

Uma loja online evoca a analogia física da compra de produtos ou serviços de uma “loja física”. O processo é chamado de compras online business-to-consumer (B2C).

Mas, além disso, quando uma loja online é configurada para permitir que as empresas comprem de outras empresas, o processo é chamado de compras online business-to-business (B2B).

Uma loja online típica permite que o cliente navegue pela gama de produtos e serviços da empresa, veja fotos ou imagens dos produtos, junto com informações sobre as especificações, características e preços do produto.

As lojas virtuais normalmente permitem que os compradores usem as funções de “pesquisa” para encontrar modelos, marcas ou itens específicos.

Os clientes online devem ter acesso à Internet e um método de pagamento válido para concluir uma transação, como um cartão de crédito, opções de boleto bancário, PIX, ou um serviço de pagamento eletrônico como o PayPal.

No caso de produtos físicos (por exemplo, roupas), o varejista online envia os produtos ao cliente. Mas, no caso de produtos digitais, como arquivos de áudio digital de músicas ou software, o varejista online normalmente envia o arquivo para o cliente pela Internet.

Portanto, ao ter uma loja virtual, você irá tratar diretamente com seus fornecedores e com seus clientes, da seguinte forma:

  • Um acordo com o fornecedor e sua empresa: Você compra um produto.
  • Um contrato de compra entre sua empresa e o cliente: Você vende um produto.

Com este modelo, as margens são frequentemente maiores para você, mas a responsabilidade do produto e as obrigações de cuidar do cliente também são importante.

Se você escolher uma loja virtual onde vende para o consumidor, você terá, por exemplo, que levar em consideração os direitos do consumidor na hora da venda online (à distância), com garantias e com responsabilidades.

o   Modelo de E-commerce:

Compra e venda de produtos e serviços de empresas e consumidores por meio eletrônico. Neste sentido, o e-commerce (comércio eletrônico) é geralmente considerado como a compra e venda de produtos pela Internet.

Mas, qualquer transação concluída exclusivamente por meio de medidas eletrônicas pode ser considerada como e-commerce.

Neste sentido, o comércio eletrônico é dividido em três categorias: Empresa para empresa (B2B – WEG); Empresa para consumidor (B2C – Americanas); Consumidor para consumidor (C2C – Mercado Livre. Portanto, no caso de um e-commerce, devemos considerar os seguintes aspectos:

  • Condições de usuário entre o provedor / fornecedor / produtor e sua empresa;
  • Condições de usuário entre o cliente e sua empresa;
  • Um acordo de compra entre o fornecedor / produtor e o comprador.

Com este modelo você não se responsabiliza pelos produtos que são oferecidos, ou mesmo, não precisa levar em consideração os direitos do consumidor. Você deseja transferir essas obrigações para o provedor / fornecedor / produtor.

Isso é possível, mas seu papel deve estar claro para as partes envolvidas. Em primeiro lugar, escreva seus termos de uso, informando que você é apenas a plataforma intermediária. A segunda é que sua empresa se comporte (tanto quanto possível) dessa maneira.

o   Formas mistas

Esta é a diferença entre e-commerce e loja virtual? Sim e não, pois, a prática costuma ser mais indisciplinada e existem formas mistas. Por exemplo, a Americanas costumava ser apenas uma loja virtual, mas agora, também é uma plataforma de e-commerce.

Por esse motivo, a Americanas usa diferentes tipos de termos e condições gerais. A escolha de um determinado modelo de negócios dependerá em parte do modelo de ganhos pretendido.

É claro que você pode cobrar uma taxa para usar sua plataforma online ou ganhar com os anunciantes em seu site. Mas, vejo com frequência que uma plataforma de e-commerce oferece o uso da plataforma gratuitamente e tenta ganhar dinheiro oferecendo serviços adicionais.

Isso pode funcionar bem, mas requer atenção extra para o design de seu contrato e os termos e condições gerais. Assim sendo, deve sempre estar claro para o cliente de quem ele compra o serviço ou produto.
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Modelo de E-commerce

O que mais vende em E-commerce?

Produtos digitais, como software, música / vídeo e conteúdo da web mais caro, geralmente são fornecidos eletronicamente, através de um e-commerce, em forma de downloads.

No entanto, a maioria das formas de comércio eletrônico envolve a venda de produtos físicos, que devem ser transportados do vendedor para o comprador.

É por isso que embalagens, métodos de transporte e entrega eficientes são uma parte importante do e-commerce, especialmente quando se trata de produtos frágeis ou caros.

Neste sentido, podemos destacar que os produtos de e-commerce podem ser divididos em três grupos diferentes. Produtos físicos, serviço e produtos digitais. Abaixo, fornecemos uma explicação junto com alguns exemplos.

·         Produtos físicos

Os vendedores destes produtos também podem ser chamados de varejistas online típicos. Eles podem vender diferentes tipos de produtos, como roupas, eletrônicos, produtos de jardinagem e cozinha, ou mesmo, presentes.

Assim sendo, são produtos que também podem ser comprados em uma loja física. Portanto, muitos destes empreendedores online também começaram como uma loja física.

Você pode pensar em Americanas e Magazine Luiza. Depois de comprar o produto online, o produto é frequentemente enviado ao cliente pelo correio.

·         Comércio eletrônico orientado a serviços

Além dos produtos físicos, também existem produtos orientados para serviços, ou seja, serviços digitais. Os serviços são intangíveis e geralmente são fornecidos como um valor agregado.

Exemplos são empresas de consultoria, cursos e freelancers. O processo de compra pode ser diferente para sites orientados a serviços.

Por exemplo, uma empresa que deseja adquirir um serviço deve primeiro postar uma mensagem no site, como acontece em muitos sites freelance, como Fiverr, Workana ou Upwork.

Outra forma é entrar em contato primeiro com a empresa. Você envia uma solicitação, após a qual um consultor chega e personaliza uma solução para o cliente.

·         Produtos digitais

O comércio eletrônico é obviamente orientado para o digital, por isso não é surpreendente que a terceira categoria seja de produtos digitais. Você pode pensar em e-books, software, cursos online, produtos gráficos e produtos virtuais, como sites.

Um exemplo disso é, obviamente, a Hotmart ou a Udemy, que oferece produtos digitais através do marketing de afiliados em suas plataformas. Você também pode pensar em empresas como a Shutterstock, que oferece fotos online através de e-commerce.

Produtos digitais

Vantagens do e-commerce

Algumas empresas de comércio eletrônico negociam apenas online, enquanto outras também têm lojas físicas onde os clientes podem comprar produtos. De qualquer forma, o e-commerce possui muitos benefícios para o empreendedor online, como:

·         Vantagens do e-commerce sobre o comércio tradicional

  • O comércio eletrônico não depende da localização;
  • As lojas virtuais não têm horário de funcionamento;
  • As lojas virtuais têm maior eficiência;
  • Possibilidade de transportar uma gama mais ampla;
  • Oportunidades para marketing online direto;
  • Antecipação: Mais do que nunca é preciso reagir rapidamente às ações dos concorrentes. Neste sentido, uma iniciativa de e-commerce nunca termina. Assim sendo, a vantagem competitiva é criada por antecipação.

·         Benefícios para o negócio

  • Lucrar com vendas online;
  • Construindo relacionamentos com o cliente;
  • Eficiência: Orçamentos e pedidos de informação não precisam mais passar pelo Correio, mas podem ser entregues imediatamente online em dois segundos;
  • Redução de custos: O e-commerce pode levar a uma redução nos custos de marketing, comunicação, estoque, publicidade, transporte e serviço. Como o comércio entre produtor e consumidor pode ocorrer diretamente, os custos podem diminuir;

·         Benefícios para o consumidor

  • Facilidade para o cliente: A comodidade de fazer uma compra pela internet. O e-commerce permite economizar tempo e reduzir custos na hora de comprar.
  • Preço: O aumento da concorrência de preços na Internet entre os lojistas e a abundância de informação à disposição do consumidor conduzem, em muitos casos, a um preço inferior face às ofertas das lojas tradicionais;
  • Seleção de produtos: Há uma ampla seleção de produtos na Internet. Desta forma, todos os produtos oferecidos ficam à disposição do consumidor em um instante;
  • Mobilidade: Existe a possibilidade de o consumidor fazer compras a partir de casa.

Vantagens do e-commerce

Como funciona o E-commerce e quais são as suas etapas?

Um negócio de comércio eletrônico geralmente é baseado em um site, onde produtos ou serviços são exibidos, que podem ser selecionados e comprados lá.

Normalmente esses sites são personalizados por web designers, mas essa pode ser uma opção mais cara. Como alternativa, portanto, existem sistemas de e-commerce gratuitos ou de baixo custo, que se adaptam às necessidades do empreendedor. WooCommerce é em exemplo.

Deste modo, se você já tem o seu site de e-commerce e quer aprender como obter sucesso, confira as seguintes etapas:

Etapa 1: Contato do cliente

Atualmente, as empresas de e-commerce podem ser divididas nos tipos de contato online. Para vender produtos ou serviços, deve haver sempre pelo menos 2 partes. O mais comum é a empresa e o consumidor. No entanto, existem muitas outras opções. Cobriremos três delas:

o   B2C – Empresa para o consumidor

No e-commerce business to consumer, há transações entre a empresa e o consumidor. A empresa vende seus produtos ao usuário final nesta forma de comércio eletrônico.

o   B2B – Business to Business

Como o nome indica, uma empresa de comércio eletrônico B2B concentra-se em outras empresas. Você pode pensar em empresas que contratam outras empresas para atribuições de consultoria ou terceirização de algumas tarefas.

o   C2C – Consumidor para consumidor

Finalmente, existe o mercado consumidor para consumidor. Isso ocorre em sites como o Mercado Livre. Um exemplo mundial para isso é, obviamente, a Amazon.

Etapa 2: Onde ocorre o e-commerce

Claro que o comércio eletrônico ocorre online, como o nome indica. No entanto, há de fato uma variação em onde exatamente isso acontece.

o   Lojas online

Uma loja online é a forma mais comum de e-commerce. No entanto, há uma grande diferença no CMS (o software que executa o site) que é usado. Nos principais sites do planeta, 22% usam o plug-in WooCommerce.

Neste sentido, vale destacar que o WooCommerce faz parte do WordPress, o CMS que também é usado pela maioria dos sites do planeta.

Além disso, Shopify é outro dos grandes jogadores do e-commerce, conforme mostrado por pesquisas recentes. Portanto, os exemplos de lojas online são abundantes. Nesse ínterim, quase todas as lojas físicas expandiram seus canais para lojas online.

o   Mercados online

Além do mercado tradicional, uma variante também pode ser encontrada online. Sites que facilitam a venda de seus produtos online.

Assim sendo, o comércio eletrônico C2C costuma ser realizado aqui, mas também é possível para as empresas venderem seus produtos ou serviços online nessas plataformas.

Os exemplos mais conhecidos em todo o mundo são Amazon, Ebay e Alibaba, e no Brasil, é claro, o Mercado Livre.

o   Mídia social

Uma terceira opção “esquecida” de e-commerce, mas que certamente é aconselhável ficar de olho, são as mídias sociais. Por exemplo, o Facebook já integrou um mercado completo, no qual, você pode vender seus produtos.

Além disso, conforme descrito no início, o comércio eletrônico não é apenas a venda de produtos, mas todo o processo de comercialização. Isso também inclui promoção, para a qual a mídia social é frequentemente usada.

Etapa 3: Pagamentos

Os clientes de comércio eletrônico geralmente desejam pagar por produtos ou serviços com cartão de crédito ou débito. Esse recurso não seria um problema para as empresas existentes, mas pode ser complicado para empresas iniciantes de e-commerce, sem experiência.

Assim sendo, para esses casos, métodos de pagamento direto online estão disponíveis, como o PayPal. Eles são fáceis de configurar e usar em muitos lugares, mas custam mais do que pagamentos com débito direto ou cartão de crédito.

Etapa 4: Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é essencial para ter sucesso com o e-commerce. Os usuários da Internet esperam encontrar informações rapidamente e que as perguntas sejam respondidas com qualidade. Caso contrário, eles logo irão para outro site.

Assim sendo, mesmo após a venda, os problemas ou dúvidas devem ser tratados com eficiência. Vendas eficientes e bom suporte são dois elementos importantes na construção de relacionamentos de longo prazo com os clientes.

Portanto, as empresas mais bem-sucedidas têm clientes que se sentem valorizados e, assim, recompensam a empresa com a fidelidade em novas compras.

Onde ocorre o e-commerce

Qual a melhor forma de E-commerce?

Obviamente, para determinar a melhor forma de e-commerce, é importante que você saiba o que está fazendo. Neste sentido, desenvolva uma boa estratégia para sua plataforma de e-commerce e trabalhe focado em seu público-alvo.

Online você pode facilmente entrar em contato com potenciais clientes e há muitas possibilidades, desde que você use a estratégia e táticas corretas. Portanto, a melhor forma de e-commerce irá depender de suas próprias necessidades e objetivos!

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