Use palavras-chave
Embora você possa acreditar que o principal objetivo de uma descrição é informar o comprador sobre os atributos e usos do produto que ele está prestes a comprar, isso nem sempre é o caso. Muitas lojas online usam descrições para posicionar melhor suas páginas e, para isso, usam as chamadas palavras-chave.
Palavras-chave são termos que os usuários associam aos seus objetivos de pesquisa, que aparecem naturalmente em títulos e descrições e ajudam potenciais compradores a encontrar produtos em lojas, mercados e mecanismos de pesquisa.
Existem muitas ferramentas para encontrar as palavras-chave que funcionam melhor em seu setor, embora eu recomende o Google Search Console, que permite descobrir facilmente quais palavras trazem tráfego para sua página.
Destaque os atributos e benefícios
Sempre temos que tentar tirar o melhor proveito dos produtos na descrição, especialmente se falamos sobre nossos próprios produtos. Portanto, teremos que selecionar esses valores de acordo com nosso site e nossa marca.
Pense com muito cuidado sobre qual é o seu público e destaque os benefícios que realmente agregam valor ao seu produto.
Por exemplo, uma loja que vende produtos alimentícios especialmente saudáveis. Certamente palavras como “saudável”, “natural” ou “baixa caloria” serão mais úteis do que “delicioso” ou “gourmet”.
Para fazê-lo da maneira mais eficaz possível, podemos combinar essa prática com a anterior e usar as palavras-chave que encontramos em nossa análise anterior para destacar os benefícios do nosso produto.
Digite palavras sensoriais
Palavras sensoriais são aquelas palavras que estão ligadas a sensações. Elas são muito importantes porque transportam o consumidor diretamente para experimentar mentalmente o que está lendo, despertando sua necessidade de adquirir tal produto.
Novamente, o mundo da comida precisa muito dessas palavras, e isso é que as palavras sensoriais funcionam especialmente bem neste setor. Palavras como “crocante” e “sabor doce” podem nos aproximar um passo da conversão.
Essas palavras também são muito eficazes com artigos relacionados ao mundo da arte, música, entretenimento, decoração ou construção.
Não exagere nas qualidades do produto
Embora eu tenha explicado anteriormente que você deve destacar os atributos e pontos fortes do seu produto, é importante que você não os exagere quando estiver escrevendo sua descrição.
É bom que, ao nomear alguns benefícios ou destacar as virtudes de nossos produtos, usemos superlativos que incitam a compra, mas devemos ser consistentes com o texto e limitar o uso ao estritamente necessário.
Quando exageramos excessivamente nas qualidades de um produto, isso pode levar à rejeição do cliente ou suspeita de que estamos escondendo outros pontos negativos.
Trabalhe com um tom consistente com a marca
Você já pensou no tom que vai usar ao escrever a descrição de seus produtos? Você pode usar uma linguagem séria e cuidadosa ou, em vez disso, tentar ser o mais próximo e amigável possível.
É muito importante ser claro sobre como buscamos nos conectar com os usuários que visitam a loja e escolher o tom mais ideal para alcançá-lo.
Como expliquei antes, deve-se prestar atenção às palavras-chave que precisam ser incluídas, mas em nenhum momento podemos negligenciar a identidade da marca e a boa comunicação com nosso público.
Seja direto, claro e conciso
Estudos recentes determinam que o tempo médio que uma pessoa passa em uma loja online é de 40 segundos. É nesses quarenta segundos que você deve ser claro sobre o produto que tem diante de seus olhos, suas características, seu preço e seus possíveis usos.
Para isso, você terá que usar uma linguagem clara, precisa e breve. Tente escrever seu texto para alguém que está com pressa, não perca uma venda porque seus potenciais compradores não sentem vontade de ler todo o conteúdo do seu site.
Gostou de saber mais sobre como fazer uma boa descrição de produto? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
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