Os métodos de gestão ágil de equipes revolucionaram o mundo dos negócios. Nos últimos 25 a 30 anos, eles aumentaram muito as taxas de sucesso e a velocidade de lançamento de novos produtos no mercado, aumentando a motivação e a produtividade das equipes.

Assim sendo, como empreendedor iniciante, é de fundamental importância que você saiba como executar a gestão ágil de equipes! Portanto, para lhe ajudar com isso, preparei este artigo, com tudo o que você precisa saber! Confira! gestão ágil de equipesPossibilidades intrigantes

A disseminação da gestão ágil de equipes apresenta possibilidades intrigantes. E se uma empresa obtivesse 50% a mais de retornos positivos no lançamento de novos produtos? E se os programas de marketing gerassem 40% mais consultas dos clientes?

Ou ainda, e se o dobro de funcionários estivesse emocionalmente envolvido em seu trabalho? É evidente que melhorias dessa magnitude trazem ganhos importantes para os negócios.

Entretanto, muitos executivos estão lançando um número infinito de iniciativas com prazos matadores, em vez de priorizar duas ou três dessas iniciativas. Eles dividem sua própria atenção e a de seus melhores funcionários entre muitos projetos.

Além disso, frequentemente, eles agendam reuniões com membros da equipe, fazendo com que faltem às sessões de trabalho. Portanto, muitos desses executivos se envolvem demais no trabalho das suas próprias equipes. Este tipo de falha gera muitos ruídos, como:

  • Eles falam mais do que ouvem.
  • Eles promovem ideias marginais que uma equipe havia considerado e rejeitado.
  • Rotineiramente mudam as decisões da equipe e adicionam camadas de controle para garantir que um erro não seja cometido uma segunda vez.

Mesmo tendo as melhores das intenções, estes “gestores” corroem os benefícios que a inovação ágil tem a oferecer. Neste sentido, atualmente, a maioria das empresas opera (ou precisa operar) em ambientes altamente dinâmicos.

Para isso, estas empresas não precisam apenas de novos produtos e serviços, mas também de inovação em seus processos funcionais, especialmente devido à rápida disseminação de novas ferramentas digitais.

Neste sentido, as empresas que criam um ambiente no qual a gestão ágil de equipes prospera, descobrem que as equipes obtêm inovações com mais rapidez, com este tipo de gestão.

Com base em estudos de consultorias, foram identificadas seis práticas críticas que os líderes precisam adotar se quiserem aproveitar o potencial da gestão ágil de equipes.

Como ser um líder de equipe em ambientes de projetos ágeis?

Atualmente, os métodos ágeis de gestão estão se espalhando, com valores associados fundamentos, práticas e benefícios, que são radicalmente diferentes do estilo de gerenciamento de comando e controle, abrangendo um amplo espectro de setores e funções, até o alto escalão.

Portanto, se você também quer aprender como ser um líder de equipe em ambientes de projetos ágeis, então, você precisa estar atento a estas seis praticas críticas da gestão ágil de equipes:

1.    Liderança Servidora

A liderança servidora é a base de organizações inovadoras e ágeis que podem responder adequadamente às mudanças sociais e tecnológicas, graças ao esforço de membros da equipe totalmente comprometidos. Mas o que exatamente é liderança servidora?

Neste sentido, um líder servidor deseja equilibrar os interesses da organização, da sociedade e dos funcionários. Ele está convencido de que é melhor apoiar os trabalhadores experientes, dando-lhes muita autonomia e liderança voltada para resultados.

Esta é uma visão muito diferente da de um líder tradicional, que se preocupa principalmente em adquirir e exercer poder e controle, enquanto um líder servidor compartilha seu poder.

Ao mesmo tempo, o líder servidor é contemplativo, empático e focado em criar um senso de interconexão. Estes são todos princípios da gestão ágil de equipes!

Portanto, essas qualidades garantem que os líderes servidores possam desempenhar um papel importante na criação de um ambiente de trabalho agradável, estimulante e de treinamento.

Isso torna a organização mais atraente não só para os novos funcionários, mas também para os funcionários atuais. Eles sentem que seu trabalho é apreciado e que podem fazer o melhor uso de suas qualidades, sem serem desnecessariamente prejudicados por regras e inquietações do topo.

Muitas organizações reconhecem a importância de um novo estilo de liderança. No entanto, a mudança de comportamento é sempre difícil, mesmo para gerentes.

Assim sendo, se você quer implantar uma gestão ágil de equipes, através da liderança servidora, é necessário estar atento a dez princípios deste tipo de liderança, conforme descritos em 1998 por Larry Spears.

Estes princípios, são:

  • Ouça o local de trabalho.
  • Adapte seu estilo de liderança aos funcionários.
  • Fique de olho no bem-estar mental dos funcionários.
  • Desenvolva sua capacidade de (auto) reflexão.
  • Não dê direção, mas convença.
  • Olhe além das questões práticas.
  • Certifique-se de que os funcionários não sejam prejudicados em seu trabalho.
  • Foco no desenvolvimento pessoal dos funcionários.
  • Crie um senso de interconexão.

liderança servidora

2.    Equipes Auto Gerenciáveis

A popularidade das equipes auto gerenciáveis cresceu rapidamente após sua introdução na década de 1960. Vale destacar que, cerca de 80 por cento das empresas Fortune 1000 e 81 por cento das empresas de manufatura usam equipes auto gerenciadas em sua estrutura organizacional.

Neste sentido, as empresas preferem equipes auto gerenciadas, porque, elas oferecem economia de custos e aumento de produtividade quando implementadas de forma eficaz.

No entanto, equipes auto gerenciadas não são adequadas para todas as empresas. As equipes de autogerenciamento de melhor desempenho podem ser encontradas em empresas onde a cultura organizacional apoia claramente a tomada de decisões dos funcionários.

Isso ocorre, pois, uma equipe auto gerenciada é um grupo de funcionários que são responsáveis ​​por todos, ou a maioria, dos aspectos da produção de um produto ou da prestação de um serviço.

Em comparação a isso, temos as estruturas organizacionais tradicionais, que atribuem tarefas aos funcionários, dependendo de suas habilidades especializadas ou do departamento funcional em que trabalham.

Assim sendo, além das tarefas técnicas, uma equipe auto gerenciada realiza tarefas de suporte, como planejamento e programação do fluxo de trabalho e gerenciamento de férias e ausências anuais. A gestão e as responsabilidades técnicas são normalmente alternadas entre os membros.

o   Benefícios de equipes auto gerenciadas

As equipes auto gerenciadas têm mais responsabilidade pelas tarefas que executam e pelo produto ou serviço final que fornecem. Assim sendo, as equipes auto gerenciadas costumam ser mais ágeis e produtivas do que os funcionários que trabalham em uma estrutura hierárquica tradicional.

Deste modo, equipes auto gerenciáveis são ideais para uma gestão ágil de equipes, pois, a equipe executa tarefas técnicas e gerenciais, de forma totalmente autônoma.

Os membros da equipe também podem substituir uns aos outros nas férias e ausências. Por fim, as decisões da equipe auto gerenciada são mais eficazes porque são feitas por pessoas que sabem mais sobre o trabalho que deve ser executado.

o   Liderando uma equipe auto gerenciada

Embora as equipes auto gerenciadas sejam autônomas na forma como gerenciam e realizam seu trabalho, elas ainda precisam da orientação dos líderes dentro da hierarquia organizacional.

Os líderes externos formam o elo entre a organização mais ampla e a equipe autogerida, fortalecem a equipe e defendem seus objetivos.

Entretanto, os líderes externos podem ter dificuldade em encontrar o equilíbrio certo em seu estilo de liderança: Seus próprios gerentes podem esperar que eles sejam mais ativos, enquanto a equipe pode suportar a interferência percebida.

equipe auto gerenciável

3.    Como dar Feedbacks

Feedback é uma resposta informativa. Se você dá feedback, significa que você fornece ao outro, informações sobre como você percebe o comportamento dele e o efeito que ele tem sobre você.

Em outras palavras, você explica como vivencia o comportamento e que efeito ele tem sobre seu próprio comportamento. Desse ponto de vista, feedback não é o mesmo que crítica.

O feedback é construtivo, enquanto a crítica é mais destrutiva. A crítica é uma reação impulsiva em que alguém ou o trabalho de alguém é julgado.

Como destinatário, você costuma reagir com raiva ou humilhação às críticas, porque sua autoconfiança leva um golpe. Deste modo, onde a crítica é sempre negativa, o feedback contém elementos positivos e negativos.

Entretanto, tenha ciência que você não dá e recebe feedback sozinho. Por exemplo, imagine que você está enviando uma mensagem positiva ou negativa a um funcionário:

  • Ele pode lidar com isso ou ele se tornará mais inseguro?
  • E você, consegue lidar com o feedback?

Aqui, vale ressaltar o antigo e sábio ditado: “A prática leva à perfeição”. Assim sendo, se você conversar com seu pessoal regularmente e dar feedback, eles só vão melhorar.

Mas, para isso, é importante fornecer feedback construtivo. Muitas vezes as coisas dão errado aqui. Muitos gerentes não têm as habilidades para construir uma conversa de maneira adequada. Eles podem ter o conhecimento, mas não têm experiência nessa área.

Portanto, se você quer implementar uma gestão ágil de equipes, é importante treinar-se nos feedbacks, para não cometer erros. Isso ocorre, pois, é sempre útil e importante saber como discutir o desempenho e os desenvolvimentos da sua equipe.

Algumas dicas para você!

Primeiro, tente deixar claro para si mesmo qual é a sua mensagem. Em seguida, tente transmitir a mensagem de forma que o destinatário a entenda e que também o ajude. Portanto, esteja aberto para o outro:

  • Descreva o comportamento concreto e não a pessoa.
  • Descreva o comportamento que você mesmo observou, sem julgamento.
  • Pense no comportamento específico que está ocorrendo agora.
  • Descreva seus próprios sentimentos e o efeito que eles têm sobre você.
  • Deixe seu parceiro de conversa responder
  • Indique o que você quer (do outro). Faça um pedido.
  • Explorar soluções juntos

dar e receber feedback

4.    Como manter o time Motivado

Todos os funcionários de sua empresa são igualmente importantes. Somente juntos eles podem realizar todo o trabalho. Portanto, preste atenção a todos os membros da equipe individualmente, e não apenas como um grupo.

Assim sendo, ao investir tempo no contato pessoal, eles se sentem mais apreciados. Portanto, ter um interesse genuíno no trabalho de seus funcionários é de fundamental importância para a gestão ágil de equipes.

Neste sentido, é evidente que, um funcionário que sonha com oportunidades de crescimento significativas não se sentirá motivado no trabalho, se continuar vendo essas oportunidades passarem por seu nariz. Portanto, como líder, você precisa saber destes sonhos!

Para isso, você não precisa agendar reuniões especiais com cada um de seus funcionários. Basta um simples bate-papo na máquina de café ou uma breve conversa durante um drinque após o trabalho, para obter muitos insights deles. Comece sabendo que há algumas dicas importantes:

  • Expresse sua apreciação.
  • Faça críticas construtivas.
  • Aprenda a delegar bem.
  • Tenha uma equipe forte.
  • Confie nos seus funcionários.
  • Aprenda a ter conversas difíceis.
  • Mantenha uma cultura de comunicação clara.

5.    Como promover a Melhoria Contínua

Na sua forma mais simples, a Melhoria Contínua pode ser descrita como um processo de conceber e realizar melhorias, no que diz respeito ao trabalho diário, para que o desempenho e / ou as condições de trabalho melhorem.

Um acréscimo importante é que as melhorias devem contribuir para a estratégia da empresa. Outra adição é que pensar e perceber melhorias é feito pelos colaboradores, que executam o trabalho diário. A Melhoria Contínua, portanto, não é feita por e a partir dos departamentos de RH.

Além disso, a Melhoria Contínua concentra-se em muitas pequenas melhorias em vez de grandes projetos demorados. Por exemplo, em uma fábrica onde 100 funcionários estão ativos, isso significa que pode haver 100 processos de melhorias simultâneos.

O valor da Melhoria Contínua é maior porque os colaboradores se sentem mais envolvidos, fazendo com que o Prazer no trabalho aumente e o absenteísmo diminua.

Também parece que os funcionários que participam de equipes de melhoria estão se desenvolvendo (afinal, eles farão coisas que não fizeram antes).

Por fim, outra vantagem é que através de um processo de Melhoria Continua, é criada uma organização capaz de responder às mudanças das circunstâncias, ou seja, aumenta a flexibilidade e a agilidade dos aspectos de gestão.

promover melhoria contínua

6.    Como promover o Aprendizado Contínuo

Muitas empresas veem o valor do Aprendizado Contínuo. No entanto, muitas empresas começam com entusiasmo, mas isso logo desaparece. Isso ocorre, pois, não é fácil criar a mentalidade certa. Como organização, muitas empresas rapidamente voltam aos velhos padrões.

Assim sendo, se você está implementando um processo de gestão ágil de equipes, o que você pode fazer agora para entrar nesse modo de Aprendizado Contínuo? Como gerente, você tem uma grande influência no aprendizado de seus funcionários.

Neste sentido, ao estimular o aprendizado contínuo como organização, o desempenho das equipes melhora, elas são capazes de mudar mais rapidamente e responder com flexibilidade às mudanças ao seu redor.

Com isso, você não apenas desenvolve seu capital humano, mas também os fascina e os une. Dessa forma, você fica à frente da concorrência. Para isso, há ainda outras estratégias interessantes, como:

o   Objetivo claro

Forneça um objetivo claro e inclua seus funcionários nele. Uma meta clara significa que seus funcionários enxergam a utilidade e a necessidade do desenvolvimento contínuo. Defina suas metas de aprendizagem junto com seus funcionários e torne-as concretas.

o   Preste atenção.

Pergunte a seus funcionários sobre o desenvolvimento deles, fazendo perguntas como: O que você precisa para ter o melhor desempenho possível em seu trabalho? E elogie quando alguém tentar algo novo.

o   Dê um bom exemplo.

Mostre que você também está aprendendo e, portanto, reserve um tempo para o seu próprio Aprendizado Contínuo. Com isso, experimente algumas coisas novas e discuta seus erros e momentos de aprendizagem com os funcionários.

o   Responsabilidade

Tornar os funcionários corresponsáveis ​​pelo desenvolvimento de toda a equipe. Assim sendo, deixe-os apresentar ideias e iniciativas sobre como desejam atender às necessidades da equipe.

Além disso, dê-lhes espaço para testar suas habilidades e conhecimentos recém-adquiridos no local de trabalho. E se você gostou deste artigo sobre como executar uma gestão ágil de equipes, então, continue neste site e confira as demais dicas de gestão!

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